
Desportos de Areia: Abordagens Didáticas e Metodológicas para o Ensino turma 01IT02I25.26IAPEFCB
Apresentação
A crescente valorização de contextos de aprendizagem diversificados e a necessidade de promover estilos de vida ativos entre os alunos tornam fundamental a capacitação dos professores de Educação Física em modalidades alternativas e inovadoras. Os desportos de areia, como o voleibol, futebol, andebol e ténis de praia, para além de serem uma oportunidade de promover estilos de vida ativos e do bem-estar entre os jovens, oferecem oportunidades únicas para o desenvolvimento das capacidades motoras, da resistência, da cooperação e da autonomia dos alunos, num ambiente natural ou adaptado, ao ar livre. No entanto, apesar da existência de um número elevado de campos de areia em Portugal, o facto de muitos docentes não terem abordados estas modalidades na sua formação inicial, impede a sua abordagem em contexto escolar. Assim, é importante promover formação específica nestas modalidades, promovendo uma abordagem prática e contextualizada, com potencial de aplicação imediata em escolas com acesso a espaços exteriores, praias ou campos.
Destinatários
Professores dos grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.
Objetivos
* Desenvolver competências pedagógicas e técnico-práticas para o ensino de desportos de areia no contexto escolar. * Estimular a utilização de ambientes naturais e alternativos para a prática desportiva. * Identificar os fundamentos técnicos e táticos das principais modalidades de areia. * Conhecer metodologias de ensino adequadas à realidade escolar. * Conhecer as regras e regulamentos específicos das modalidades
Conteúdos
Introdução aos Desportos de Areia (3h - Síncronas) Enquadramento histórico e evolutivo Benefícios motoros e fisiológicos Riscos e medidas de segurança Regras e regulamentos (3h - Síncronas) Regras específicas das modalidades Quadros competitivos oficiais Proposta de modelos competitivos em contexto escolar Metodologias de ensino em areia (3h - Síncronas) Didáticas ativas e adaptadas ao meio Sequências pedagógicas e progressão de aprendizagens Propostas de situações de aprendizagem (16h - presenciais) Jogos lúdicos adaptados à areia Fundamentos, progressões, aplicação didática Adaptações escolares, jogos reduzidos Formas de jogo e competência técnica Elaboração de propostas de situações de aprendizagem
Metodologias
A ação implicará sessões teórico-práticas, com momentos de exposição teórica, com recurso à vídeo projeção, e sessões práticas e de partilha. O recurso a exercícios práticos de dinâmica de grupo será pertinente na exemplificação de determinados conteúdos e na aquisição de certas competências pelos formandos. A estrutura da ação está organizada para que a mesma decorra dos aspetos mais básicos aos mais complexos e assim haver uma sequência lógica em toda a ação de formação.
Avaliação
A avaliação dos formandos terá em conta o empenho bem como o envolvimento manifestado pelos formandos nas atividades propostas; Serão ainda considerados na avaliação o trabalho prático e os trabalhos produzidos. Realização de um relatório no final da formação. A avaliação quantitativa dos formandos na escala de 1 a 10 valores, será de acordo com os critérios definidos pelo CCPFC e a DGRHE
Bibliografia
Espirito Santo, M. A. D. (2002). A atividade pedagógica do treinador em voleibol de praia (Dissertação de Mestrado). Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana.Federação Portuguesa de Voleibol História oficial do voleibol de praia em Portugal. - FIFA Training Centre (n.d). Manual de Treinamento de Beach Soccer. - FIFA (2021). Futebol de Praia. Leis do Jogo 2021/22. - FIVB, EHF, FIFA, ITF. (n.d.). Regulamentos oficiais. Sites oficiais das federações internacionais.Gomes, A. C., & Leite, N. (2020). Análise do desempenho no ténis de praia: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 28(1), 174181. - International Tennis Federation (ITF). (n.d.). Beach Tennis Coaching Resources and Rules. https://www.itftennis.com/en/beachtennis/Koch, C., & Tilp, M. (2009). Beach volleyball techniques and tactics: A comparison of male and female playing characteristics. Kinesiology, 41(1), 5259. - Krahenbüh, T., Leonardo, L., Silva, G., Barbosa, I. (2024). Handebol de Praia: Caderno de jogos e atividades para a prática. Talu Educacional.Matias, T. (2020). Metodologia do ensino do Handebol. IESDE Brasil. - Scarf, P. A., Yusof, M. M., & Bilbao, M. A. (2009). Models for predicting match outcome in beach volleyball. International Journal of Forecasting, 25(3), 560573.
Formador
Maria de Jesus Daniel Martins
João Paulo Ramos Ramalho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 11-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 11-10-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 12-10-2025 (Domingo) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 12-10-2025 (Domingo) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |