504

Desportos de Areia: Abordagens Didáticas e Metodológicas para o Ensino turma 01IT01I25.26I APEFCB

Apresentação

A crescente valorização de contextos de aprendizagem diversificados e a necessidade de promover estilos de vida ativos entre os alunos tornam fundamental a capacitação dos professores de Educação Física em modalidades alternativas e inovadoras. Os desportos de areia, como o voleibol, futebol, andebol e ténis de praia, para além de serem uma oportunidade de promover estilos de vida ativos e do bem-estar entre os jovens, oferecem oportunidades únicas para o desenvolvimento das capacidades motoras, da resistência, da cooperação e da autonomia dos alunos, num ambiente natural ou adaptado, ao ar livre. No entanto, apesar da existência de um número elevado de campos de areia em Portugal, o facto de muitos docentes não terem abordados estas modalidades na sua formação inicial, impede a sua abordagem em contexto escolar. Assim, é importante promover formação específica nestas modalidades, promovendo uma abordagem prática e contextualizada, com potencial de aplicação imediata em escolas com acesso a espaços exteriores, praias ou campos.

Destinatários

Professores dos grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.

Objetivos

* Desenvolver competências pedagógicas e técnico-práticas para o ensino de desportos de areia no contexto escolar. * Estimular a utilização de ambientes naturais e alternativos para a prática desportiva. * Identificar os fundamentos técnicos e táticos das principais modalidades de areia. * Conhecer metodologias de ensino adequadas à realidade escolar. * Conhecer as regras e regulamentos específicos das modalidades

Conteúdos

Introdução aos Desportos de Areia (3h - Síncronas) Enquadramento histórico e evolutivo Benefícios motoros e fisiológicos Riscos e medidas de segurança Regras e regulamentos (3h - Síncronas) Regras específicas das modalidades Quadros competitivos oficiais Proposta de modelos competitivos em contexto escolar Metodologias de ensino em areia (3h - Síncronas) Didáticas ativas e adaptadas ao meio Sequências pedagógicas e progressão de aprendizagens Propostas de situações de aprendizagem (16h - presenciais) Jogos lúdicos adaptados à areia Fundamentos, progressões, aplicação didática Adaptações escolares, jogos reduzidos Formas de jogo e competência técnica Elaboração de propostas de situações de aprendizagem

Metodologias

A ação implicará sessões teórico-práticas, com momentos de exposição teórica, com recurso à vídeo projeção, e sessões práticas e de partilha. O recurso a exercícios práticos de dinâmica de grupo será pertinente na exemplificação de determinados conteúdos e na aquisição de certas competências pelos formandos. A estrutura da ação está organizada para que a mesma decorra dos aspetos mais básicos aos mais complexos e assim haver uma sequência lógica em toda a ação de formação.

Avaliação

A avaliação dos formandos terá em conta o empenho bem como o envolvimento manifestado pelos formandos nas atividades propostas; Serão ainda considerados na avaliação o trabalho prático e os trabalhos produzidos. Realização de um relatório no final da formação. A avaliação quantitativa dos formandos na escala de 1 a 10 valores, será de acordo com os critérios definidos pelo CCPFC e a DGRHE

Bibliografia

Espirito Santo, M. A. D. (2002). A atividade pedagógica do treinador em voleibol de praia (Dissertação de Mestrado). Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana.Federação Portuguesa de Voleibol – História oficial do voleibol de praia em Portugal. - FIFA Training Centre (n.d). Manual de Treinamento de Beach Soccer. - FIFA (2021). Futebol de Praia. Leis do Jogo 2021/22. - FIVB, EHF, FIFA, ITF. (n.d.). Regulamentos oficiais. Sites oficiais das federações internacionais.Gomes, A. C., & Leite, N. (2020). Análise do desempenho no ténis de praia: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 28(1), 174–181. - International Tennis Federation (ITF). (n.d.). Beach Tennis Coaching Resources and Rules. https://www.itftennis.com/en/beachtennis/Koch, C., & Tilp, M. (2009). Beach volleyball techniques and tactics: A comparison of male and female playing characteristics. Kinesiology, 41(1), 52–59. - Krahenbüh, T., Leonardo, L., Silva, G., Barbosa, I. (2024). Handebol de Praia: Caderno de jogos e atividades para a prática. Talu Educacional.Matias, T. (2020). Metodologia do ensino do Handebol. IESDE Brasil. - Scarf, P. A., Yusof, M. M., & Bilbao, M. A. (2009). Models for predicting match outcome in beach volleyball. International Journal of Forecasting, 25(3), 560–573.

Formador

João Paulo Ramos Ramalho

Manuel Jorge Garcia Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 08-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 11-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 11-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
5 12-10-2025 (Domingo) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 12-10-2025 (Domingo) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
7 20-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 06-10-2025
Fim: 20-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136163/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Castelo Branco I Plataforma Digital