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DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS PERIFÉRICAS: MEDIDAS DE INTERVENÇÃO. turma ACD 03 I 25.26

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

1- A hegemonia da racionalidade instrumental na educação; 2- A racionalidade instrumental na organização escolar; 3- Por uma racionalidade emancipatória; 4- As lideranças periféricas nos Agrupamentos de Escolas - A democracia pela decisão. A escola, para se estabelecer como uma organização verdadeiramente democrática, deve promover a prática da participação indagadora e refletida e da liberdade enquanto testemunho da racionalidade emancipatória. 5- Análise às escolas TEIP e periféricas e a suas prioridades atuais - Experiências

Metodologias

Formadores: Professora Doutora Mª João Cardoso de Carvalho (UTAD- Deptº Educação e investigadora CIIE do Porto) Professor Doutor Ernesto C. Martins do IPCB/ESECB - coordenador da sessão/Webinar

Observações

Bibliografia: -Abrantes, P. (2010). Escolas de qualidade para todos: alguns casos de inovação e sucesso. In O Estado da Educação em Portugal. Lisboa: Conselho Nacional de Educação. Carvalho, Maria João, & Joana, Luciana. (2022). Distância espacial e distância social: a racionalidade da educação periférica. Revista Lusófona de Educação, 55, 153, 165. -Carvalho, Maria João, (2021). A colonização da Escola pela racionalidade instrumental. Revista Lusófona de Educação, 54, 35-48

Formador

Ernesto Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 16-10-2025
Fim: 16-10-2025
Acreditação: ACD 03 I 25.26 I CFAE AltoTejo
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma Digital

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