
Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica - o papel avaliador interno turma 43IT01I24.25IPESSOAS
Apresentação
O sistema de avaliação do Decreto Regulamentar nº 26/2012 de 21 fevereiro fez alterações na dimensão externa da avaliação para a qual a DGAE desenvolveu 1 dispositivo de formação destinado aos avaliadores externos que se realizou a partir dos CFAEs. Dado à importância que a componente interna assume no modelo atual da avaliação torna-se imprescindível fazer formação dos docentes que permitam encarar ADD numa lógica de supervisão e melhoria das práticas profissionais. Propõe-se 1 abordagem formativa centrada no papel do avaliador interno como 1 interveniente competente no quadro normativo vigente de assumir processos procedimentos e práticas entre os quais a relação integrada entre supervisão, observação e avaliação. A formação é fundamental para que o processo de avaliação interna seja 1 processo de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento profissional.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Proporcionar uma le itura reflexiva e convergente do quadro normativo da avaliação do desempenho docente; Explicitar modelo de ADD, tendo em conta as tensões e os desafios que se colocam? Refletir sobre a importância das lideranças de gestão intermédia e analisar a sua operacionalização; Conhecer os pressupostos concetuais subjacentes à supervisão pedagógica; Desenvolver conhecimentos e competências de supervisão e de análise reflexiva tendo em vista desempenho profissional docente, os resultados escolares dos alunos e a qualidade da escola como organização aprendente; Produzir técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento da função de coordenadores de estruturas pedagógicas e avaliadores do desempenho docente; Melhorar a qualificação dos avaliadores internos no âmbito do processo de avaliação do desempenho.
Conteúdos
Diagnóstico de necessidades de formação 1 hora 2. Perspetivas sobre ADD 2 horas 2.1. A problemática da avaliação de desempenho; 2.2. Modelos, práticas e experiências; 2.3. Avaliação, práticas colaborativas e desenvolvimento profissional. 3. Quadro normativo da avaliação do desempenho docente: uma pers petiva global e integrada 6 horas 3.1. Princípios orientadores; 3.2. Componentes da avalia ção de desempenho docente; 3.3. Dimensões da avaliação; 3.4. Elementos de referência ( componente interna e componente externa); 09/01/2018 CCPFC - Gestão de Processos http://www.e-processos2.ccpfc.uminho.pt/p2_acc_desp/imprimir.php?codigo=94167 2/2 Processo Data de recepção 15-02-2016 Nº processo 92497 Registo de acreditação CCPFC/ACC-86306/16 Data do despacho 07-03-2016 Nº oficio 1964 Data de validade 07-03-2019 Estado do Processo C/ Despacho - Acreditado 3.5. Intervenientes e respetiva articulação; 3.6. Procedimentos de avaliação: projeto d ocente e autoavaliação. 4. Supervisão pedagógica 3 horas 4.1. Supervisão (conceito, amplitude , contextos, dimensões, alguns cenários); 4.2. O ciclo da supervisão (planificação, observação, análise e feedback, reflex ão conjunta, reconstrução). 5. Supervisão em ADD 3 horas 5.1. Lógicas de supervisão em co ntexto de ADD; 5.2. A componente interna da avaliação: referenc iais, instrumentos e intervenientes; 5.3. Possibilidades/constrangimentos para a prática da supervisão no contexto da AD D. 6. Ética e deontologia na avaliação do desempenho docente 2 horas 6.1. Quadro ético-deontológico da profissionalidade docente; 6.2. Relação avaliador-avaliado: deveres mútuos. 7. Operacionalização da Supervisão pedagógica / Avaliação do Desempenho Docente 5 horas 7.1. A figura do avaliador interno: uma intervenção supervisiva; 7.2. Referenciais, métodos e instrumentos de observação numa perspetiva ecológica 7.3. O relatório de autoavaliação: numa lógica de portfólio reflexivo de desenvolvimen to. 8. Avaliação e classificação - 3 horas 8.1. Avaliação do desempenho docen te: articulação entre o referido e o referente; 8.2. Análise e interpretação dos instrumentos de registo em função do referencial d e avaliação; 8.3. Operacionalização da classificação.
Metodologias
Seguirá 1 metodologia teórico-prática combinando momentos de exposição de conteúdos com reflexão participada a partir de tarefas realizadas individualmente e/ou em grupo. Na componente teórica seguir-se-á 1 metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos de referência e estruturantes e a leitura orientada de textos de natureza científica e normativa. As exposições teóricas far-se-ão com o recurso a suportes audiovisuais e a textos previamente selecionados mas assumindo uma metodologia dialógica e de interação permanente entre formador e formandos. Na componente prática privilegiar-se-á uma dinâmica de natureza mais ativa centrada na discussão partilha e reflexão entre os formandos, designadamente através de: discussão em pequeno grupo e/ou em pares sobre os conteúdos e materiais selecionados incutindo interações reflexivas no contexto da formação; aplicação de instrumentos de registos em situações de simulação suscitando a avaliação mútua entre pares, elaboração e apresentação de materiais documentos e instrumentos reformulados e/ou produzidos em trabalho de grupo.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Empenho e participação nas sessões; - Trabalhos produzidos - Relatório final
Bibliografia
Alarcão, I., & Roldão, M. C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições PedagoAltet, M., (2000). Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto: Porto EditoraAlves, P. e Machado, E.(2008). Avaliação com sentido(s): Contributos questionamentos. Santo Tirso: De Facto EditoresReis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Cadernos do CCAP-2. Ministério de Educação: CCAP.Martins I., Candeias I. e Nilza, C. (2010). Avaliação e Regulação do Desempenho Profissional. Coleção Situações de Formação 4. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Formador
Nuno Miguel Fidalgo Oliveira Rolo