
Gestão da In(Disciplina) turma 37T01I24.25IPESSOAS
Apresentação
A temática da indisciplina é tema fraturante na comunidade escolar, com consequências a vários níveis, desde o microssistema que é a realidade da sala de aula, passando pelo sucesso académico e chegando a um estado global de todos os agentes educativos que engloba o sentido de competência e bem-estar, autoestima, motivação e, em última instância, saúde mental. Variáveis diversas podem ser encontradas na génese desta questão, desde a perda de autoridade por parte do grupo docente, dinâmicas familiares mais desestruturantes, desmotivação, falta de sentido de pertença dos alunos e expectativas positivas, entre tantas outras. No entanto, como facilitador dessa reflexão, os intervenientes devem munir-se dos principais construtivos teóricos que orientam as práticas e programas baseados em evidências
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreensão das variáveis que se encontram na génese no comportamento indisciplinado e/ou agressivo; Desenvolvimento e reforço de estratégias pessoais que permitam uma maior proteção ao stress e uma maior capacidade de intervenção sobre as relações interpessoais em contexto escolar; Desenvolvimento e reforço de ferramentas e técnicas que permitam uma maior eficácia perante incidentes, nomeadamente no que se refere à capacidade de escuta-ativa resposta empática, reformulação e técnicas de comunicação assertiva com pessoas e/ou situações difíceis; Aquisição de ferramentas práticas de gestão de sala de aula e compreensão da importância da coerência e consistência ao longo do tempo.
Conteúdos
Conceito de Indisciplina | 2 horas Evolução, subjetividade e volatilidade do conceito de indisciplina Cultura e (in)disciplina na escola (valores, princípios, referências culturais, enquadramento social) Breve caracterização da realidade do Agrupamento A função e objectivos da indisciplina em diferentes níveis: uma conjugação de fatores A génese da indisciplina/agressão: uma leitura cognitiva do comportamento agressivo A relação pedagógica: mitos, expectativas e papéis | 3 horas Percepção do outro, categorização e rotulagem e seu impacto nas expectativas (ex: efeito de pigmaleão) De quem é o problema? situações de indisciplina e um novo modelo de olhar para a relação A comunicação verbal e os seus efeitos nos alunos: formas ineficazes de confronto como bloqueios à comunicação Conflitos professores-alunos: quem deve ganhar? A Comunicação Interpessoal e resistência à mudança: abordagem motivacional | 6 Horas A assertividade na relação pedagógica a construção do respeito mútuo e prevenção da indisciplina Regras e limites do relacionamento em contexto educativo Formas eficazes de confrontar os alunos: Mensagens-eu e mensagens-tu Estratégias para lidar com a resistência: Escuta passiva (silêncio) Respostas empáticas Escuta ativa (feedback) e a descodificação das mensagens Reforço social e Aprovação: requisitos fundamentais O papel do professor: professor como conselheiro? Resolução de conflitos: abordagens perder-ganhar e método sem vencidos. Gestão de sala de aula: abordagem comportamental | 4 horas Definição de regras e autoridade dentro da sala Gestão de reforços e punições (reforço positivo, reforço negativo, punição, extinção operante) Time out Contrato comportamental
Metodologias
1) Componente teórica mas participada através do diálogo socrático e autodescoberta de conceitos para garantir motivação e melhor apropriação dos conteúdos; 2) Dinâmicas de grupo; 3) Discussão em pequenos grupos; 4) Visionamento de vídeos e seu relacionamento com os constructos teóricos que facilitem a transferências de comportamentos, técnicas e competências para situações do quotidiano; 5) Apresentação de um plano de melhoria que se adeque à realidade dos docentes e justificação das opções efetuadas
Avaliação
A avaliação final é quantitativa, na escala de 1 a 10, integrando a participação nas sessões e realização de atividades, bem como o relatório de reflexão elaborado por cada formando. Assiduidade mínima de 2/3 do total de horas da ação. Creditação final de acordo com a Carta circular CCPFC- 1/2008: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. - Elaboração de um relatório final pelos formandos
Bibliografia
Amado, J. S. (1998). Pedagogia e atuação disciplinar na aula. Revista Portuguesa de Educação, 11 (2), pp. 35-56. Amado, J. (2000). Interação Pedagógica e Indisciplina na Aula. Lisboa, Edições Asa. Carita, A. & G. Fernandes (1997). Indisciplina na Sala de Aula: Como prevenir? Como Remediar. Lisboa: Editorial PresençaCosta, M. E. & D. Vale (1998). A Violência nas Escolas. Lisboa: IIE. Curto, P. M. (1998). A Escola e a Indisciplina. Porto: Porto Editora. Domingues, I. (1995). Controlo Disciplinar na Escola: Processos e Práticas. Porto: Texto Editora. Estrela, Mª Teresa (1992). Relação Pedagógica, Disciplina e Indisciplina na Aula. Porto: Porto Editora.Estrela, M. T. & Amado, J. S., (2000). Indisciplina, Violência e Delinquência na Escola. Revista Portuguesa de Pedagogia: Ano XXXIV, nº1-3. FACHADA, M. O. (2006). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Rumo. Formosinho, J. (1980). As bases do poder do professor. Separata Revista Portuguesa de Pedagogia: pp. 301-328. Gordon, T. (2003). Teacher effectiveness trainig. New York: Three Rivers Press.Lopes, J. (2009). Comportamento, aprendizagem e ensinagem - Na ordem e desordem na sala de aula. Braga: Psiquilíbrios Edições.Lopes. J.; Rutherford, R.; Cruz, M.; Mathur, S. & Quinn, M. (2011). Competências Sociais: aspectos comportamentais, emocionais e da aprendizagem (2ª ed.). Braga: Psiquílibrios. Silva, C.; Nossa, P; Silvério, J. & Ferreira, A. (2008). Incidentes Críticos na sala de aula análise comportamental aplicada. Coimbra: Quarteto.
Formador
Andreia Sofia Rodrigues Balas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 07-04-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |