
Aplicações Google _ trabalho colaborativo turma 14IT01I24.25IPESSOAS
Apresentação
Reacreditação da ação com o registo de acreditação nº CCPFC/ACC-93963/19 O uso crescente da tecnologia por toda a comunidade e a estimulação digital precoce dos nossos alunos é potenciadora do uso cada vez maior de diversos dispositivos de uma forma geral. Tendo o professor um papel essencial na aprendizagem e modernização da escola, também tem de se atualizar, absorvendo a maior quantidade de informação/ conhecimento possível. Apesar de utilizarem as mais diversas ferramentas digitais, os professores por vezes não rentabilizam as tarefas nem as usam de forma versátil. A formação em aplicações no Google procura promover o uso de diferentes serviços e aplicativos que a internet atualmente propicia que, devido à sua flexibilidade e disponibilidade, permitem a adequação didática das mesmas em contexto escolar. É necessário motivar professores e os alunos em trabalho de interajuda e de colaboração de modo a melhorar a criatividade, produtividade e o desempenho de ambos. Pretende-se com esta formação dotar os educadores e professores de um conjunto maior de conhecimentos e competências que lhes permitam aplicar, não só os conhecimentos já adquiridos, mas também rentabilizá-los e incrementá-los usando um conjunto de tarefas/atividades aplicadas a situações concretas. Ao longo dos anos, os programas informáticos vão sofrendo upgrades e aumentando as suas potencialidades, situação mais que justificativa para que também os professores e educadores necessitem de atualizações, proporcionada com formação, pois alguns terão mais dificuldade em fazê-la sozinhos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores da Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Criar suporte digital como apoio das atividades letivas e não letivas em diferentes contextos demonstrando a sua importância; Estimular estratégias pedagógicas promotoras de metodologias; Promover o uso de uma plataforma de troca de informação digital Google; Promover a produção e utilização de recursos educativos digitais potenciadores da construção do conhecimento mais dinâmico, atrativo e autónomo; Elevar o uso da tecnologia/internet a fator crítico no sucesso pessoal; Incentivar e/ou potenciar uma melhor comunicação entre professores e eventualmente entre alunos; Apresentar sugestões de projetos/atividades que potenciem a utilização das TIC em contextos inter e transdisciplinares; Promover momentos de reflexão decorrentes da prática letiva.
Conteúdos
Aplicações Google Drive: Documentos do Google (1 hora) Folhas de cálculo do Google (1 hora) Apresentações do Google (1 hora) Criação de formulários do Google - Tratamento de informação dos formulários (4 hora) Planeamento da ação (1 hora) Conteúdos e organização da ação Exploração de necessidades Criação/utilização de uma conta do Gmail (4 horas) Personalização: Criação e organização de pastas Criação de um grupo de contatos (formação) Carregamento de ficheiros: Google fotos (1 hora) Google tradutor (1 hora) Google maps (1 hora) Criação de ferramentas office e sua interligação com o Google Drive (1 hora) Trabalho colaborativo no Google Drive partilhar (7 horas) Elaboração/apresentação de Recursos Educativos
Metodologias
Utilizar-se-ão sessões teóricas, teórico-práticas e práticas, com trabalhos orientados, sugestões de atividades e análise de casos reais.
Avaliação
Avaliação quantitativa de 1 a 10 valores, de acordo com a Carta Circular CCPFC3/ 2007. A aprovação no Curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na carta circular CCPFC 3/2007 setembro 200. Avaliação da ação através do preenchimento de 2 questionários online elaborados para o efeito e entrega de relatório de reflexão critica.
Bibliografia
https://www.google.pt/intl/pt-PT/about/products/Belfo, Fernando Paulo Sousa, Rui Dinis, (2011) Employee incentives in IT companies : what can we learn from Google?, International Association for Development of the Information Society (IADIS)Bottentuit Junior, João Batista Lisboa, Santana Eliana, Coutinho, Clara Pereira, (2011) Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula, UFR-Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de ComunicaçãoMoura, Adelina. (2009) Geração móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a geração polegar, Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009.Moura, Adelina, Carvalho, Ana Amélia Amorim, (2011) Aprendizagem mediada por tecnologias móveis: novos desafios para as práticas pedagógicas, Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011.
Observações
NOTA: Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º 4840/2023, de 21 de abril, que procede à 3.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8 de janeiro, a presente ação de formação pode ser excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”
Formador
Ana Sofia Barros Teixeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |