ADD - (N)o papel do avaliado turma 40IT01I24.25IPESSOAS
Apresentação
De acordo com o ECD, a avaliação do desempenho do pessoal docente visa a melhoria da qualidade do serviço educativo e da aprendizagem dos alunos, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. O tema da avaliação do desempenho docente continua a suscitar atenção crescente, nomeadamente na ótica do avaliado, numa perspetiva de entender o modelo e a sua implementação. Porém, é necessário questionar os seus princípios e pressupostos, os seus procedimentos e métodos, os fins a que se destina e os seus efeitos (previstos e não previstos) bem como a conceção de professor que lhe está subjacente (Flores, 2010). Com esta ação de formação, propõe-se como opção estratégia, uma abordagem formativa centrada no papel do avaliado e como interveniente competente no quadro de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento profissional
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Proporcionar uma leitura reflexiva e convergente do quadro normativo da avaliação do desempenho docente; - Familiarizar os formandos com o processo e os documentos inerentes ao processo avaliativo, incluindo os da observação de aulas; - Promover o trabalho colaborativo e a partilha de experiências; - Promover o desenvolvimento de competências relativo ao processo avaliativo do desempenho docente; - Conhecer o processo de classificação no âmbito da avaliação do desempenho docente; - Melhorar a qualificação do docente avaliado relativo ao processo avaliativo do desempenho docente.
Conteúdos
1. Enquadramento e relevância da Avaliação do Desempenho Docente (1 hora) 2. Quadro normativo da avaliação do desempenho docente: perspetiva global (3 horas) 2.1. Normativos legais; 2.2 Orientações e documentos de apoio. 3. Dimensões e parâmetros da avaliação (3 horas) 3.1 Dimensões da avaliação 3.2 Parâmetros da avaliação (interna e externa) 3.3 Critérios de avaliação 4. Intervenientes no processo avaliativo (3 horas) 4.1 Papel dos intervenientes 5. Procedimentos no processo avaliativo (6 horas) 5.1 O projeto docente 5.2 Registo de participação nas dimensões da avaliação 5.3 Relatório de autoavaliação 5.4 Relatório de autoavaliação proposta 6. Avaliação e classificação (3 horas) 6.1 Resultado da avaliação 6.2 Avaliação e classificação final 6.3 Critérios de desempate 6.4 Efeitos da avaliação 7. Reclamação e recurso (1 horas) 8. Questões finais (2 horas) 8.1 Regimes especiais de avaliação 8.2 Ponderação curricular 8.3 Mobilização da ADD 9. Apresentação de trabalho final e avaliação da ação (3 horas)
Metodologias
A ação seguirá uma metodologia teórico-prática, combinando momentos de exposição de conteúdos com reflexão participada a partir de tarefas realizadas individualmente e/ou em grupo. Na componente teórica, a opção recai numa metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos de referência e estruturantes e, por outro lado, a leitura orientada de textos de natureza normativa. As exposições teóricas far-se-ão com o recurso a suportes audiovisuais e a textos previamente selecionados, mas assumindo uma metodologia dialógica e de interação permanente entre formador e formandos. Na componente prática, privilegiar-se-á uma dinâmica de natureza mais ativa, centrada na discussão, partilha e reflexão entre os formandos, designadamente através de: discussão em pequeno grupo e/ou em pares sobre os conteúdos e materiais selecionados, incutindo interações reflexivas no contexto da formação; aplicação de instrumentos de registos em situações de simulação, suscitando a avaliação mútua entre pares; elaboração e apresentação de materiais, documentos e instrumentos reformulados e/ou produzidos em trabalho de grupo.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Alarcão, I., & Roldão, M. C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições PedagoAltet, M., (2000). Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto: Porto EditoraAlves, P. e Machado, E. (2008). Avaliação com sentido(s): Contributos questionamentos. Santo Tirso: De Facto EditoresAlves, M. P. & Machado, E. A. (2010). O pólo de excelência. Caminhos para a avaliação do desempenho docente. Porto: Areal Editores.Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Cadernos do CCAP-2. Ministério de Educação: CCAP.
Formador
Nuno Miguel Fidalgo Oliveira Rolo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 14-02-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |
3 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 21-02-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 28-02-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 14-03-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 21-03-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
10 | 28-03-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |