Avaliação formativa para as aprendizagens turma 05IT01I24.25IPESSOAS
Apresentação
Com a publicação dos Decretos-lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018, colocam-se aos professores novos desafios, sendo um deles a avaliação para aprendizagens, numa abordagem multinível, fortalecida pela relação da intervenção pedagógica e educativa, com vista à promoção do sucesso escolar de todos. Neste sentido, esta oficina de formação foi concebida tendo em conta a circular nº 3/2019 e enquadra-se no âmbito dos pontos 1 e 2, do Artigo 3.º do Despacho n.º779/2019 de, e construída e fundamenta-se na necessidade de desenvolver nos formandos competências para assegurar um processo avaliativo formativo com vista a uma classificação justa.
Destinatários
Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender a evolução histórica da avaliação formativa até aos nossos dias. Realizar uma leitura única do documento legal e dos princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens. Reconhecer que tipo/s de avaliação que se realiza de acordo com as práticas que utilizadas. Identificar estratégias para aprender, habilidades (comportamentos, atitudes e valores) e conhecimentos científicos. ¬ Conceber e utilizar diferentes estratégias para aprender, definir e aplicar técnicas de avaliação.¬ Apresentar e partilhar estratégias para aprender e como avaliar.
Conteúdos
Evolução histórica da avaliação formativa. 3h Enquadramento legal da avaliação das aprendizagens. 3h Avaliação das práticas avaliativas. 1h 30 min Estratégias para aprender e como avaliar. 1h 30 min Planificação de estratégias para aprender e como avaliar. 3h Reflexão e partilha da aplicação de estratégias para a aprender e de com o avaliar. 3h
Avaliação
A avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores. Serão consideradas duas componentes de avaliação: a) participação; b) trabalhos e atividades realizadas durante as sessões; c) relatório final.
Bibliografia
FERNANDES, D. (2007). Vinte e Cinco anos de Avaliação das Aprendizagens: Uma síntese interpretativa de livros publicados em Portugal. In A. Estrela (org). Investigação em Educação. Teorias e Práticas. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. (pp. 261-305).FERREIRA, C. (2007). A Avaliação no Quotidiano da Sala de Aula. Porto: Porto Editora.LEITE, C. (2002). Avaliação das aprendizagens dos alunos: novos contextos, novas práticas. Poto: ASAPERRENOUD, P. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. In: NÓVOA, A. Avaliação em educação: novas perspectivas. Porto, Portugal: Porto Editora, 1993.DECRETO- LEI Nº 55/2018, de 6 de junho, 1ª série N.º 129
Observações
NOTA: Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º 4840/2023, de 21 de abril, que procede à 3.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8 de janeiro, a presente ação de formação pode ser excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |