
Ferramentas digitais no 1º Ciclo turma 04I24.25ICCPFC
Apresentação
Com a presente Oficina de formação pretende-se motivar e capacitar os professores para a criação e implementação de atividades práticas em contexto de sala de aula, envolvendo as diversas disciplinas do currículo, com recurso a ferramentas digitais e componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados no âmbito do programa DigitALL da Fundação Vodafone, refletindo sobre as potencialidades educativas das atividades implementadas. Pretende-se ainda mobilizar os docentes para o desenvolvimento e reforço de novas dinâmicas tendo por base a aprendizagem colaborativa, experiencial e interativa, baseada na exploração e execução de projetos, utilizando as novas tecnologias como suporte ao desenvolvimento definidas ao nível do Quadro de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e do Quadro de Competências consideradas cruciais para o século XXI
Destinatários
Professores do 1º Ciclo
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo.
Objetivos
1. Conhecer os propósitos pedagógicos do programa DigitALL para cada um dos anos de escolaridade do 1º Ciclo 2. Explorar cenários de aprendizagem ativa, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória 3. Experimentar atividades com recurso a ferramentas digitais e componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados pelo programa DigitALL 4. Implementar atividades de aprendizagem ativa com os planos de aula dos diversos temas do programa DigitALL, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar 5. Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
Conteúdos
MODELAÇÃO 3D (2h00) Introdução ao Tinkercad Dimensões com Pintat PENSAMENTO COMPUTACIONAL (2h00) Classificação de Objetos Mapa Mental com Padlet Aprender a Navegar DESAFIOS DE CONSTRUÇÃO (1h30) Desafios em Papel Pontes ARTES DIGITAIS (1h30) Desenho Criativo Histórias e Desenho Digital Ilustração ELETRÓNICA (2h00) Plasticina Condutora O Telégrafo Circuitos em Papel Vamos dar Luz ao LED! Circuitos e RGB ALGORITMOS (2h00) Jogos Online Padrões I Sequências I Rei Comput It manda Fábrica de Objetos PROGRAMAÇÃO (4h00) Programar com Scratch Jr I Estúdio de Jogos Salta com Scratch! Bicho das Contas em Scratch Gato e o Rato Programar dados com Scratch Jogo em Scratch Jogos de Tabuleiro
Metodologias
Presencial: A oficina de formação irá decorrer presencialmente: 15h presenciais + 15h de trabalho autónomo. Os formandos irão explorar as atividades do programa DigitALL, em contexto disciplinar e/ ou interdisciplinar, integrando os conteúdos explorados nos conteúdos curriculares do ano de escolaridade que lecionam. Durante as sessões de formação refletirão e participarão nas tarefas em curso. As sessões presenciais serão destinadas à exploração dos materiais e conteúdos do referencial Quadro de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e à reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à exploração de atividades práticas inovadoras num ambiente colaborativo, de partilha e de reflexão; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento da componente de trabalho autónomo. Ao longo das sessões conjuntas estimular-se-á a criação e/ou participação e colaboração em comunidades de prática neste âmbito. Trabalho autónomo: No trabalho autónomo pretende-se estimular a implementação dos conteúdos abordados e materiais apresentados em contexto de sala de aula. Na última sessão presencial os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se momentos para a partilha e reflexão.
Avaliação
O regime de avaliação adotado será contínuo, abrangendo a avaliação do trabalho presencial considerando as atividades realizadas com os alunos em sala de aula ou noutros contextos escolares. No final do Curso de Formação, os formandos serão também avaliados pelo relatório individual. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Recursos da plataforma DigitALL - https://www.digitall.vodafone.pt/ Aprendizagens Essenciais das componentes do currículo do 1º Ciclo - https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória - https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Formador
Júlio António Lourenço Diamantino
Hélder José Vilela Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |