A Arte de Gostar de Ler...A Arte de Gostar de Escrever turma 03I24.25ICCPFC
Apresentação
Aprender a ler é diferente de aprender a gostar de ler. As duas atividades relacionam-se, mas aprender a gostar de ler exige uma predisposição que é adquirida por influências externas, nomeadamente pela paixão de professores e mediadores de leitura, quando o livro favorece a aprendizagem. A leitura contribui para uma formação plena da personalidade de crianças e jovens, ajuda à constituição de um cidadão atento, informado e comprometido com causas, com outras formas de pensar e questionar. Neste sentido, é importante: observar a pluralidade e diversidade do mundo editorial e livreiro; procurar ferramentas a partir de fundo documental que crie e consolide leitores. Assim, pretende-se abrir horizontes para novas publicações e novos autores que estão a fazer um trabalho relevante no domínio da criatividade e do sentido imaginativo contemporâneo. Escrever e partilhar histórias faz parte essencial da cultura humana. O maior domínio da linguagem oral, a construção de um vocabulário alargado, dá-nos ferramentas para uma melhor aceção dos significados e da análise. Assim, é relevante encontrar estratégias que potenciem a motivação leitora que, entre outras, fomentem o aperfeiçoamento da escrita, com correção sintática, com vocabulário diversificado, com uso correto da ortografia e dos sinais de pontuação. O cuidado com a seleção de textos, o incentivo à relação com outras artes e o estímulo à visão crítica, são objetivos da biblioteca escolar e redes locais de bibliotecas. Estimular a ideia contrária, questionar diferentes pontos de vista e despertar outras artes são elementos estimulante à frequência leitora. Assim, criar um espaço de formação ao redor das temáticas da escrita e da leitura fortalece a ligação entre a docência, o livro e o leitor.
Destinatários
Professores dos Grupos 200,210,220,290,300,310,320,330,340,350 e 410
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200,210,220,290,300,310,320,330,340,350 e 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200,210,220,290,300,310,320,330,340,350 e 410.
Objetivos
Promover atividades criativas, centradas na leitura e na escrita, potenciando o digital e dinamizando as redes locais debibliotecas. Estimular o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes. Trabalhar a relação que se estabelece entre a escrita, o texto e a edição. Proporcionar uma reflexão sobre a escrita e a leitura na escola e nas bibliotecas (municipais e escolares), em múltiplosformatos e com a presença dos mediadores e escritores. Reconhecer e potenciar o valor das bibliotecas escolares na formação e consolidação dos leitores. Valorizar a leitura enquanto fonte de conhecimento. Diversificar estratégias, metodologias e instrumentos necessários à implementação da arte de gostar de ler e escrever.
Conteúdos
1. A arte de gostar de ler e de escrever. - 1 hora 2. A linguagem oral, leitura, compreensão do texto e a literatura infantil.- 2 horas 4. A linguagem infantil, o desafio da literatura e as práticas. - 2 horas 5. O essencial de um texto com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva (a estrutura e a desconstrução). - 2 horas 6. A biblioteca escolar como valência de articulação curricular. - 1 hora 7. Desenvolvimento de jogos de escrita criativa.- 2 horas 8. Aproximação do escritor aos leitores. 1 hora
Metodologias
Esta ação de formação de 15 horas será organizada em 4 sessões presenciais e uma online assíncrona. Com uma componente presencial e outra a distância, sendo 11 presenciais e 4 assíncronas. Serão organizados momentos e espaços de partilha de experiências e trabalho produzido na lógica do trabalho colaborativo. As sessões à distância serão articuladas com as presenciais, numa lógica de complementaridade, privilegiando a partilha de histórias e a arte de as (re)contar. A perspetiva é que estas atividades possam ser replicadas em contexto das bibliotecas escolares e/ou municipais. potenciando a sua dimensão lúdica e/ou educativa. Haverá lugar à apresentação teórico-prática bem como momentos de atividades práticas, exercício de escrita e leitura e voz alta. O(s) formador(s) serão os facilitadores da reflexão sobre as questões atuais relativas às literacias e a sua articulação com os projetos das bibliotecas escolares, visando o seu desenvolvimento, alicerçado em critérios de eficácia e qualidade. Com base na experiência do autor, serão criadas oportunidades de partilha de acervo, de treino das habilidades de escrita e leitura individuais e em grupo.
Avaliação
Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos. Produção e apreciação de trabalho individual de escrita criativa que contenha potencialidades de aplicação em contexto educativo. Avaliação final na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente.
Bibliografia
Bastos, Glória (1992). Literatura infantil e Juvenil.Carles, J. C. (2016). El método definitivo para tener hijos lectores: consejos y recetas milagrosas que garantizan el éxitoescolar. [Em linha] Barcelona, Fundación Bancaria La Caixa y la Fundación Jaume Bofill, 2017. Retirado de:http://www.fbofill.cat/sites/default/files/El_metodo_definitivo_ES_190117.pdf..Cerrilo, P, Larranaga; E., Yubero, S. (2002) Libros, lectores y mediadores: la formacion de los hábitos lectores comoprocesso de aprendizaje. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.Manguel, Alberto (1998). Uma história da leitura. Editorial Presença.. Yubero, S. & Sánchez-Garcia, S. (coord.) (2015). Las bibliotecas en la formación del hábito lector. Cuenca: Ediciones dela Universidad de Castilla-La Mancha.
Formador
Carlos Nuno Granja Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-01-2025 (Sábado) | 10:30 - 13:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 11-01-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 08-02-2025 (Sábado) | 10:30 - 13:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 08-02-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 15-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online assíncrona |