A Recriação da História e Património Imaterial como ferramenta Pedagógica turma 02I24.25ICCPFC
Apresentação
Perante as conceções existentes serem meramente teóricas existem sérias dificuldades em fazer passar a mensagem para alunos habituados a muitos outros tipos de solicitações. Passar a elementos da história do país e do seu património imaterial são na atualidade e perante a diversidade de etnias existentes nas nossas escolas situações bastante complicadas. Pretendemos fomentar momentos e vivências práticas que ajudem a manter memória e história.
Destinatários
Professores dos grupos 200 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200 e 910.
Objetivos
Conhecer aspetos mais preponderantes da História de Portugal Conhecer principais acontecimentos na história da Beira Baixa Conhecer lendas de Portugal Conhecer lendário da Beira Baixa Conhecer principais aspetos da recriação histórica e etnográfica em Portugal
Conteúdos
Conteúdos da Ação: 1-Tomar contato com aspetos mais importantes da História de Portugal (3 horas) 2- História, costume e tradição que fica na memória ao longo dos tempos (2 horas) 3- Experiências de Recriação versus aprendizagem (8 horas) 3.1- Parques Temáticos 3.2- Centros de Interpretação 3.3- Recriações Históricas 4- Planeamento (7 horas) 4.1- Investigação Histórica /etnográfica 4.2- Participação de docentes, alunos e comunidade educativa. 4.3- Aprendizagem (Investigação, logística, animação, divulgação) 5- Elaboração e apresentação de projetos (5 horas)
Metodologias
Envolvimento dos participantes em atividade de aprendizagem, partilha e reflexão sobre as diferentes temáticas tendo em vista a otimização e concretização de objetivos propostos para esta ação de formação, o regime de frequência aposta nas modalidades presencial e learning, nomeadamente: Apresentação de conteúdos e conceitos; Partilha de experiências; Trabalho realizado em grupo.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
A.H. de Oliveira Marques A Sociedade Medieval PortuguesaMoura, José Carlos Histórias e Superstições na Beira BaixaMoura, José Carlos Contos Mitos e Lendas da BeiraMaalouf, Amin As Cruzadas Vistas pelos Árabes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 24-01-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 27-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 14-02-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |