Escolas TEIP e Periféricas: Entre as Desigualdades e os Desafios. turma 02I24.25ICFAE
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
1-A hegemonia da racionalidade instrumental na educação; 2- A racionalidade instrumental na organização escolar; 3- Por uma racionalidade emancipatória; 4-As lideranças periféricas nos Agrupamentos de Escolas - A democracia pela decisão. A escola, para se estabelecer como uma organização verdadeiramente democrática, deve promover a prática da participação indagadora e refletida e da liberdade enquanto testemunho da racionalidade emancipatória. 5-As escolas TEIP e os seus Desafios.
Observações
Bibliografia -Abrantes, P. (2010). Escolas de qualidade para todos: alguns casos de inovação e sucesso. In O Estado da Educação em Portugal. Lisboa: Conselho Nacional de Educação. Carvalho, Maria João, & Joana, Luciana. (2022). Distância espacial e distância social: a racionalidade da educação periférica. Revista Lusófona de Educação, 55, 153, 165. -Carvalho, Maria João, (2021). A colonização da Escola pela racionalidade instrumental. Revista Lusófona de Educação, 54, 35-48.
Formador
Ernesto Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |