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ANIMAÇÃO GRÁFICA EM ARTES VISUAIS E INFORMÁTICA turma 01I24.25ICCPFC

Apresentação

AÇÃO FORMAÇÃO ACREDITADA ANTERIORMENTE: CCPFC/ACC-86010/16 Nas experiências de aprendizagem da formação preconiza-se a utilização das TIC para criação de diferentes oportunidades de trabalho c/ programas e materiais informáticos e nas competências específicas da Ed Visual a capacidade de conceber sequências visuais a partir de diferentes formatos narrativos A formação dos docentes 5º Grupo é tão abrangente quanto diversificada mas só muito recentemente contempla áreas ligadas à infografia pelo que há acentuada lacuna neste âmbito Actualmente o audiovisual impera na nossa sociedade e o domínio das TIC constitui quer 1 objectivo em si quer 1 meio para atingir novos saberes pelo que se torna essencial que o professor não só leccione os conteúdos contemplados no programa mas que o possa fazer recorrendo aos meios mais atraentes e completos e particularmente à informática

Destinatários

Professores dos Grupos 240, 550 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 550 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 550 e 600.

Objetivos

Dotar os professores de conhecimentos para: •Saber trabalhar com um programa de desenh o vectorial e animação gráfica •Produzir narrativas visuais a partir de várias fontes •Integrar nos projectos diferentes ferramentas multim édia •Desenvolver capacidades para realização de actividades /projectos de animação nas escolas •Facilitar a interdisciplinaridade recorrendo a várias fontes para o desenvolvimento de projecto s de animação •Reflectir sobre a inovação dos contextos de aprendizagem com recurso a uma abordagem experimental

Conteúdos

1. Introdução ao desenho vectorial e animação 1.1. Abordagem ao programa de animação gráfica Flash 1.2. Ferramentas e ambiente de trabalho do programa 2. Ferramentas de desenho 3. Ferramentas de edição 3.1.Manipulação da cor 4. Ferramentas de texto 5. Animação 5.1 Animação frame a frame 5.2. Animação através de me tamorfose 5.3 Animação de movimento 6. Manipulação de vídeo e som 7. Botões 8. Linha do tempo e o controle do filme e da narrativa 9. Sincronização e integração de texto, imagem, vídeo e som na animação 10. Publicação

Avaliação

Critérios de avaliação: Participação na acção; Competências desenvolvidas (observação de práticas, portefólio de exercícios, plano de trabalho individual); Aplicação de competências ao contexto (plano de intervenção, avaliação de práticas e materiais de apoio). Classificação de cada formando por níveis de desempenho na escala de 1 a 10 . Da avaliação da componente não presencial (Trabalho Autónomo), através de um relatório final.

Bibliografia

Manual do ProgramaMateriais de Apoio Elaborados Pelo Formador

Formador

Carlos Alberto Azevedo Matos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 18-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 25-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 13-11-2024
Fim: 27-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120915/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Castelo Branco