ANIMAÇÃO GRÁFICA EM ARTES VISUAIS E INFORMÁTICA turma 01I24.25ICCPFC
Apresentação
AÇÃO FORMAÇÃO ACREDITADA ANTERIORMENTE: CCPFC/ACC-86010/16 Nas experiências de aprendizagem da formação preconiza-se a utilização das TIC para criação de diferentes oportunidades de trabalho c/ programas e materiais informáticos e nas competências específicas da Ed Visual a capacidade de conceber sequências visuais a partir de diferentes formatos narrativos A formação dos docentes 5º Grupo é tão abrangente quanto diversificada mas só muito recentemente contempla áreas ligadas à infografia pelo que há acentuada lacuna neste âmbito Actualmente o audiovisual impera na nossa sociedade e o domínio das TIC constitui quer 1 objectivo em si quer 1 meio para atingir novos saberes pelo que se torna essencial que o professor não só leccione os conteúdos contemplados no programa mas que o possa fazer recorrendo aos meios mais atraentes e completos e particularmente à informática
Destinatários
Professores dos Grupos 240, 550 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 550 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 550 e 600.
Objetivos
Dotar os professores de conhecimentos para: Saber trabalhar com um programa de desenh o vectorial e animação gráfica Produzir narrativas visuais a partir de várias fontes Integrar nos projectos diferentes ferramentas multim édia Desenvolver capacidades para realização de actividades /projectos de animação nas escolas Facilitar a interdisciplinaridade recorrendo a várias fontes para o desenvolvimento de projecto s de animação Reflectir sobre a inovação dos contextos de aprendizagem com recurso a uma abordagem experimental
Conteúdos
1. Introdução ao desenho vectorial e animação 1.1. Abordagem ao programa de animação gráfica Flash 1.2. Ferramentas e ambiente de trabalho do programa 2. Ferramentas de desenho 3. Ferramentas de edição 3.1.Manipulação da cor 4. Ferramentas de texto 5. Animação 5.1 Animação frame a frame 5.2. Animação através de me tamorfose 5.3 Animação de movimento 6. Manipulação de vídeo e som 7. Botões 8. Linha do tempo e o controle do filme e da narrativa 9. Sincronização e integração de texto, imagem, vídeo e som na animação 10. Publicação
Avaliação
Critérios de avaliação: Participação na acção; Competências desenvolvidas (observação de práticas, portefólio de exercícios, plano de trabalho individual); Aplicação de competências ao contexto (plano de intervenção, avaliação de práticas e materiais de apoio). Classificação de cada formando por níveis de desempenho na escala de 1 a 10 . Da avaliação da componente não presencial (Trabalho Autónomo), através de um relatório final.
Bibliografia
Manual do ProgramaMateriais de Apoio Elaborados Pelo Formador
Formador
Carlos Alberto Azevedo Matos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |