411

As potencialidades do Teams nas práticas pedagógicas e nos processos de ensino-aprendizagem turma 12/T02/24.25

Apresentação

A formação pretende responder a algumas novas necessidades dos professores, em virtude da cada vez maior presença da tecnologia digital na sociedade e nas escolas e das alterações do sistema educativo, resultantes da publicação recente de um conjunto de documentos norteadores, que, entre outros aspetos, alteram a perspetiva do processo de ensino-aprendizagem. Assim, espera-se contribuir para uma alteração/reajustamento das práticas de sala de aula, não só pelo uso da Plataforma Teams no agrupamento, assim como algumas novas ferramentas digitais, mas também de diferentes estratégias. Procura-se ajudar a refrescar/alterar práticas pedagógicas neste novo contexto e, simultaneamente, ir ao encontro dos interesses dos alunos. Para tal, será necessário mobilizar diferentes tecnologias e estratégias educativas capazes de envolver os alunos numa aprendizagem mais ativa e significativa.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Fomentar o domínio da plataforma TEAMS com recurso a ferramentas, estratégias e conhecimento de práticas pedagógicas, que contribuam para a renovação dos processos de ensino-aprendizagem; • Valorizar a utilização de novas tecnologias na alteração e melhoria das práticas pedagógicas; • Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais, de forma a gerar respostas adequadas às necessidades atuais; • Promover atividades de ensino-aprendizagem mais motivadoras, criativas e dinâmicas; • Melhorar a qualidade das aprendizagens; • Construir materiais didáticos; • Promover a divulgação e partilha de práticas e materiais pedagógicos; • Promover a utilização de estratégias pedagógicas alternativas com o uso da plataforma Teams e outras ferramentas a ele associadas, contribuindo para uma alteração das práticas pedagógicas e dos processos de ensino-aprendizagem

Conteúdos

- 4 sessões de trabalho (1.ª sessão – 3,5h; as 3 restantes sessões - 3h) - Apresentação e informação sobre a estrutura e funcionamento da formação; - Utilização da plataforma TEAMS e algumas ferramentas digitais a ele associadas , como estratégias pedagógicas diferenciadas de avaliação. Acesso e exploração das diversas funcionalidades da plataforma Teams: 1. O processo de criação de equipas (turmas) e adição de alunos; 2. Disponibilização de diferentes tipos de recursos às equipas; 3. Organização do espaço e comunicação; 4. Processo de envio de trabalhos; 5. Criar, agendar e gerir uma reunião; 6. Adicionar e avaliar atividades (rubricas e questionários); 7. Procedimentos de segurança online; 8. Estratégias pedagógicas através do Microsoft Teams.

Metodologias

A metodologia da ação assenta numa abordagem construtivista, que estimula a interação entre o formador e os formandos e entre estes, através do desenvolvimento do diálogo vertical e horizontal e de atividades ativas e práticas. As sessões presenciais terão um caráter teórico/prático, em que se pretende associar construções teóricas participadas e breves momentos expositivos, a momentos práticos de replicação de procedimentos, exploração de procedimentos e dados e o desenvolvimento de tarefas. A ênfase será dada à componente prática e ativa, pelo que será privilegiado o desenvolvimento de tarefas de criação de materiais e desenvolvimento de ferramentas destinadas à utilização em sala de aula. Nas sessões de trabalho autónomo, os formandos criarão uma equipa na plataforma e apresentarão estratégias de trabalho de acordo com os anos letivos que estejam a lecionar. No final, os formandos elaborarão um breve relatório de execução.

Avaliação

A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: - Participação (40%); - Produção de trabalhos/materiais (60%).  A Avaliação dos Formandos é uma avaliação individual que contempla uma Classificação Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respetivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Microsoft (2020). Manter-se ligado com a aprendizagem remota através do Microsoft Teams e do Office 365. Consultado a 20 de setembro de 2020. Disponível em https://education.microsoft.com/pt-pt/course/0a00aa73/0Microsoft (2020). Microsoft Teams. Mais formas de ser uma equipa. Consultado a 20 de setembro de 2020. Disponível em https://www.microsoft.com/pt-pt/microsoft-365/microsoft-teams/group-chat-softwareCNCS (2020). Estudo em Casa Recomendações de segurança Plataforma Microsoft Teams. Consultado a 20 de setembro de 2020. Disponível em https://www.cncs.gov.pt/content/files/microsoft-teams_2.pdf

Formador

Carla Manuela Henriques Roque Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
2 10-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 17-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 24-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 03-10-2024
Fim: 24-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125616/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12:30 h
Local: Castelo Branco