As potencialidades do Teams nas práticas pedagógicas e nos processos de ensino-aprendizagem turma 12/T02/24.25
Apresentação
A formação pretende responder a algumas novas necessidades dos professores, em virtude da cada vez maior presença da tecnologia digital na sociedade e nas escolas e das alterações do sistema educativo, resultantes da publicação recente de um conjunto de documentos norteadores, que, entre outros aspetos, alteram a perspetiva do processo de ensino-aprendizagem. Assim, espera-se contribuir para uma alteração/reajustamento das práticas de sala de aula, não só pelo uso da Plataforma Teams no agrupamento, assim como algumas novas ferramentas digitais, mas também de diferentes estratégias. Procura-se ajudar a refrescar/alterar práticas pedagógicas neste novo contexto e, simultaneamente, ir ao encontro dos interesses dos alunos. Para tal, será necessário mobilizar diferentes tecnologias e estratégias educativas capazes de envolver os alunos numa aprendizagem mais ativa e significativa.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Fomentar o domínio da plataforma TEAMS com recurso a ferramentas, estratégias e conhecimento de práticas pedagógicas, que contribuam para a renovação dos processos de ensino-aprendizagem; Valorizar a utilização de novas tecnologias na alteração e melhoria das práticas pedagógicas; Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais, de forma a gerar respostas adequadas às necessidades atuais; Promover atividades de ensino-aprendizagem mais motivadoras, criativas e dinâmicas; Melhorar a qualidade das aprendizagens; Construir materiais didáticos; Promover a divulgação e partilha de práticas e materiais pedagógicos; Promover a utilização de estratégias pedagógicas alternativas com o uso da plataforma Teams e outras ferramentas a ele associadas, contribuindo para uma alteração das práticas pedagógicas e dos processos de ensino-aprendizagem
Conteúdos
- 4 sessões de trabalho (1.ª sessão 3,5h; as 3 restantes sessões - 3h) - Apresentação e informação sobre a estrutura e funcionamento da formação; - Utilização da plataforma TEAMS e algumas ferramentas digitais a ele associadas , como estratégias pedagógicas diferenciadas de avaliação. Acesso e exploração das diversas funcionalidades da plataforma Teams: 1. O processo de criação de equipas (turmas) e adição de alunos; 2. Disponibilização de diferentes tipos de recursos às equipas; 3. Organização do espaço e comunicação; 4. Processo de envio de trabalhos; 5. Criar, agendar e gerir uma reunião; 6. Adicionar e avaliar atividades (rubricas e questionários); 7. Procedimentos de segurança online; 8. Estratégias pedagógicas através do Microsoft Teams.
Metodologias
A metodologia da ação assenta numa abordagem construtivista, que estimula a interação entre o formador e os formandos e entre estes, através do desenvolvimento do diálogo vertical e horizontal e de atividades ativas e práticas. As sessões presenciais terão um caráter teórico/prático, em que se pretende associar construções teóricas participadas e breves momentos expositivos, a momentos práticos de replicação de procedimentos, exploração de procedimentos e dados e o desenvolvimento de tarefas. A ênfase será dada à componente prática e ativa, pelo que será privilegiado o desenvolvimento de tarefas de criação de materiais e desenvolvimento de ferramentas destinadas à utilização em sala de aula. Nas sessões de trabalho autónomo, os formandos criarão uma equipa na plataforma e apresentarão estratégias de trabalho de acordo com os anos letivos que estejam a lecionar. No final, os formandos elaborarão um breve relatório de execução.
Avaliação
A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: - Participação (40%); - Produção de trabalhos/materiais (60%). A Avaliação dos Formandos é uma avaliação individual que contempla uma Classificação Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respetivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Microsoft (2020). Manter-se ligado com a aprendizagem remota através do Microsoft Teams e do Office 365. Consultado a 20 de setembro de 2020. Disponível em https://education.microsoft.com/pt-pt/course/0a00aa73/0Microsoft (2020). Microsoft Teams. Mais formas de ser uma equipa. Consultado a 20 de setembro de 2020. Disponível em https://www.microsoft.com/pt-pt/microsoft-365/microsoft-teams/group-chat-softwareCNCS (2020). Estudo em Casa Recomendações de segurança Plataforma Microsoft Teams. Consultado a 20 de setembro de 2020. Disponível em https://www.cncs.gov.pt/content/files/microsoft-teams_2.pdf
Formador
Carla Manuela Henriques Roque Nunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |