410

Kin-ball: Uma oportunidade para a inclusão turma 01IAPEFCBI24.25

Apresentação

A criação de um ambiente educacional que acolha a diversidade e promova a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente do seu género, das suas características, necessidades, habilidades ou diferenças, é uma preocupação do sistema educativo. Sendo assim, é fundamental implementar no contexto escolar práticas pedagógicas, estratégias de ensino e materiais didáticos que permitam atender às necessidades individuais de cada aluno. Estando previsto nas Aprendizagens Essenciais e nos Programas Nacionais de Educação Física a adoção de matérias alternativas, é importante implementar nas aulas de Educação Física modalidades desportivas que promovam a inclusão, proporcionem aos alunos novas experiências, sejam desafiantes e motivadoras e que contribuam para o desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos. O Kin-ball, modalidade desportiva reconhecida como de aprendizagem fácil e atrativa, devido ao tamanho e peso da bola, constitui uma matéria que proporciona a todos a possibilidade de jogar e assegura situações de êxito. É ainda uma matéria com elevadas potencialidades de transfer para outras matérias, que promove o desenvolvimento da condição física, da concentração, da autonomia e de outras competências, tais como a cooperação, espírito de grupo e a definição de estratégias. Não sendo uma modalidade abordada na formação inicial dos professores de Educação Física, o Kin-ball não é muito conhecido na escola. Assim, a concretização desta ação de formação é uma excelente forma de apresentar a modalidade aos professores de Educação Física, proporcionando-lhes uma proposta de abordagem da modalidade em contexto escolar e possíveis adaptações de recursos materiais e espaciais

Destinatários

Professores dos grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.

Objetivos

Sensibilizar os professores de Educação Física para a abordagem do Kin-ball em contexto escolar Conhecer os princípios do jogo e os princípios táticos a adotar nas diferentes fases do jogo Conhecer situações de aprendizagem e formas jogadas simplificadas Conhecer e colocar em prática a forma de execução das principais ações e regras da modalidade

Conteúdos

Apresentação da ação - 30m História do Kin-ball - 30m Regulamento e regras do jogo - 1h Características e objetivo do jogo - 1h Proposta de situações de aprendizagem para iniciação ao Kin-ball - 3h Execução de exercícios práticos - 6h Proposta para operacionalização do Kin-ball nas aulas de Educação Física - 3h Proposta de modelo de competição em meio escolar - 2h Realização de situação de jogo oficial - 8h

Metodologias

A ação implicará sessões teórico-práticas, com momentos de exposição teórica, com recurso à vídeo projeção, e sessões práticas e de partilha. O recurso a exercícios práticos de dinâmica de grupo será pertinente na exemplificação de determinados conteúdos e na aquisição de certas competências pelos formandos. A estrutura da ação está organizada para que a mesma decorra dos aspetos mais básicos aos mais complexos e assim haver uma sequência lógica em toda a ação de formação.

Avaliação

A avaliação dos formandos terá em conta o empenho bem como o envolvimento manifestado pelos formandos nas atividades propostas; Serão ainda considerados na avaliação o trabalho prático e os trabalhos produzidos. Realização de um relatório no final da formação. A avaliação quantitativa dos formandos na escala de 1 a 10 valores, será de acordo com os critérios definidos pelo CCPFC e a DGRHE

Bibliografia

Ariza A. (2015), Revista Digital Inesem. Kin-ball: un nuevo deporte que fomenta el espíritu desportivo. Recuperado de: http://revistadigital.inesem.es/biosanitario/kin-ball-eldeporte-que-fomenta-el-espiritu-deportivo/Bouvet, O., & Thomas, L. (2002). Fiche pédagogique Kin-Ball (1): initiation. en jeu une autre idée du sport, 358. https://ressources-eps-vd.ch/wp-content/uploads/2016/12/fiche_pedagogique-2-2.pdfCourbet-Forrer, E., & Aeschbach, R. (2013). Découvrir le kin-ball au travers de petits jeux. Retrieved Março, 23, 2024, from https://ressources-eps-vd.ch/wp-content/uploads/2021/06/L3_Kinball_CIN-CYP1-CYP2.pdfEstevez, P., Cerdán, E., & Domínguez, A. (2006). Korfbal/Kin-ball. Pila Teleña, S.L.Pedregosa, P., Ruiz, M., Alcaide, M., & Tapias, J. (2014). El kin-ball sport: Un deporte integrador y cooperativo. Wanceulen Editorial Deportiva, S.L.

Formador

João Paulo Ramos Ramalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-09-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 21-09-2024 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
3 22-09-2024 (Domingo) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 22-09-2024 (Domingo) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
5 12-10-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 12-10-2024 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 21-09-2024
Fim: 12-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125481/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Proença a Nova