399

Avaliação numa escola inclusiva turma 05IT01I24.25

Apresentação

Com a publicação do currículo nacional e com as novas orientações de política educativa há necessidade de clarificar o conceito de avaliação e as suas modalidades, já que é uma componente fundamental da aprendizagem e do ensino. A recolha de informação terá que se adequar às estratégias de ensino, como garantia de uma escola inclusiva e uma avaliação mais justa. Os professores necessitam de uma atualização e apropriação de saberes para a conceptualização, construção e implementação de instrumentos de avaliação para os diferentes domínios. Neste sentido, a presente ação de formação fundamenta-se na medida em que procurará desenvolver nos formandos, uma maior competência para assegurar um processo avaliativo mais justo, credível e criterioso.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Relacionar a avaliação como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino. ¬ Contribuir para a utilização de diversos instrumentos de avaliação de acordo com níveis de autonomia. ¬ Conceber e utilizar diferentes tipos de instrumentos de avaliação. Contribuir para a criação de diversos indicadores de medida para diferentes objetos de avaliação (conhecimentos, capacidades, processos cognitivos, destrezas e competências, atitudes e valores). Desenvolver competências avaliativas de acordo com as estratégias de ação preconizadas pelos professores. Refletir sobre o “erro”, no percurso de avaliação formativa da aprendizagem e do ensino.

Conteúdos

Profissionalidade docente e avaliação (3h) Conceitos de avaliação e suas finalidades ¬ (3h) Avaliação com sentido (3h) Instrumentos de avaliação (3h) Análise e discussão dos diversos instrumentos de avaliação (3h)

Metodologias

O curso terá a duração de 15 horas com sessões presenciais teóricas/práticas. As sessões terão um momento expositivo e outro prático ou demonstrativo. Sugere-se uma metodologia dialógica e a execução de pequenas tarefas, seguidas de apresentação e reflexão.

Avaliação

A avaliação quantitativa dos formandos na escala de 1 a 10 valores, será de acordo com os critérios definidos pelo CCPFC e a DGRHE Serão consideradas as seguintes componentes de avaliação: a) participação; b) trabalhos e atividades realizadas durante as sessões; c) relatório final.

Bibliografia

COSME, A. ( 2018) Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e estratégias de Ação. Porto: Porto EditFERNANDES, D. (2007). Vinte e Cinco anos de Avaliação das Aprendizagens: Uma síntese interpretativa de livros publicados em Portugal. In A. Estrela (org). Investigação em Educação. Teorias e Práticas. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. (pp. 261-305).FERREIRA, C. (2007). A Avaliação no Quotidiano da Sala de Aula. Porto: Porto Editora.PERRENOUD, P. (1999). Avaliação: da excelência à regulação da aprendizagem – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas.PERRENOUD, P. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. In: NÓVOA, A. Avaliação em educação: novas perspectivas. Porto, Portugal: Porto Editora, 1993.

Observações

Nota: Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º 4840/2023, de 21 de abril, que procede à 3.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8 de janeiro, a presente ação de formação pode ser excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”

Formador

Joaquim José Manteigas Picado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 26-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 28-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 05-11-2024
Fim: 28-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-116738/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Castelo Branco