393

Planeamento Estratégico e Gestão de Projetos no Desporto Escolar turma 1

Apresentação

Em função do plano de atividades: A elaboração do Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025 (PEDE 21-25) pela Direção-Geral da Educação veio dar um contributo importante para a criação de uma visão comum do que deve ser o desenvolvimento desportivo permitindo a cada estabelecimento de educação e ensino a elaboração do seu próprio programa atento às especificidades locais mas consciente da sua integração num desígnio nacional. Em função dos destinatários: Para promover o alinhamento de toda a estrutura do Desp. Escolar - coordenações regionais, coordenadores locais e responsáveis locais dos clubes de desp. escolar, PND (Técnicos Superiores) neste processo torna-se necessário e urgente capacitar todos estes intervenientes do conhecimento e ferramentas necessárias à interpretação e adaptação da estratégia nacional à realidade regional ou local em que operam. A capacitação dos elementos da estrutura do Desp. Escolar irá permitir uma maior preparação destes recursos humanos afetos à DGEE e à DG Educação que é imprescindível à boa implementação do plano.

Destinatários

Pessoal Não Docente

Objetivos

- Capacitar os formandos com um conjunto de conceitos que permitam criar um entendimento comum do que significa estratégia e execução, bem como os princípios fundamentais da gestão ágil de projetos. - Sensibilizar os participantes para a utilização de ferramentas que promovam a interação sistémica com os grupos de interessados no Desporto Escolar e criem valor para todos os elementos do sistema. - Promover a compreensão da estratégia a montante e saber integrá-la na sua área de intervenção. - Alinhar adequadamente os objetivos e projetos dos programas de Desporto Escolar. - Saber escolher e utilizar ferramentas adequadas na operacionalização dos objetivos do Desporto Escolar. - Utilizar mecanismos de monitorização e avaliação de indicadores e resultados. - Capacitar e sensibilizar os formandos para a importância das competências pessoais no processo de liderança e gestão de equipas no contexto específico de projetos do Desporto Escolar.

Conteúdos

1. A estratégia e o Desporto Escolar (Missão, PEDE, indicadores de análise) 2. Os princípios orientadores do planeamento estratégico, numa perspectiva de criação de valor 3. A compreensão das dinâmicas internas e externas 4. Os fatores de desenvolvimento e fatores de sucesso na implementação estratégica 5. As etapas do processo de formulação estratégica 5.1. A identificação do problema 5.2. A Análise diagnóstica (SWOT, PESTEL...) 5.3. A construção dos objetivos estratégicos (critérios e estruturação), visando o impacto 5.4. Dos objetivos estratégicos à estruturação dos pilares / eixos de desenvolvimento 5.5. Medidas de operacionalização estratégica e a definição das metas operacionais 5.6. Programação e implementação do plano 5.7. Avaliação e controlo (instrumentos e pressupostos a assegurar) 6. O envolvimento e a interação sistémica com os grupos de interessados no Desporto Escolar. Como criar valor num ambiente sistémico. 7. A construção de mapas estratégicos regionais e locais para o Desporto Escolar. Alinhamento a montante e a jusante dos objetivos e projetos de atividade. 8. Utilização de ferramentas adequadas na operacionalização dos objetivos do Desporto Escolar através do portfólio de projetos, definição de KPIs tangíveis e intangíveis e implementação de “dashboards”. 9. Ferramentas de comunicação na gestão de pessoas e metodologias de antecipação e resolução de conflitos. 10. Princípios basilares da gestão de tempo no contexto da individualidade dinâmica e de equipas de trabalho no contexto específico do Desporto Escolar. 11. Apresentação e discussão dos projetos/produtos finais dos formandos.

Metodologias

Teóricas/Práticas

Avaliação

Ponderação participação: 100% Avaliação: * Qualitativa * Quantitativa

Modelo

Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação Relatório final do formador

Bibliografia

- Direção-Geral da Educação. (2021). Programa Estratégico do desporto Escolar 2021-2025. https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/programa_estrategico_de_2021_2025.pd - Direção-Geral da Educação. (2021). Regulamento geral do funcionamento do Desporto Escolar, 2022/2023. Regulamento geral funcionamento do desporto escolar 21-22.pdf (medu.pt) - INE – Instituto Nacional de Estatística, IP (2022). Desporto em Números / Sport in Numbers—2021. ISBN 978-989-25-0600-5, disponível em ISBN 978-989-25-0600-5 - Project Management Institute (Ed.). (2021). The standard for project management and a guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide) (Seventh edition). Project Management Institute, Inc. - World Health Organization (2022). Global status report on physical activity. Geneva. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.

Anexo(s)

Formador

Gastão Fernando Silva Sousa

José Alfredo Arruda Martins de Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-07-2024 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 02-07-2024 (Terça-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 03-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 03-07-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
5 04-07-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 04-07-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
7 05-07-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
Início: 01-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: DGAE/1265/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Castelo Branco