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O Ensino do Jogo de Xadrez em Ambiente Escolar - Nível 1 turma 17ISNFI 23.24

Apresentação

O Jogo de Xadrez como atividade contribui para o desenvolvimento cognitivo e para a melhoria da aprendizagem e da concentração. Os processos articulados numa forma lógica, a resolução de problemas como um processo, a capacidade de raciocínio e a tomada de decisão são aspetos importantes da atividade. É inclusivamente, enquanto modalidade desportiva, uma das modalidades mais praticadas pelos jovens no início do seu percurso escolar e contribui também para a sua integração no universo do desporto. A necessidade de recursos humanos capacitados para o ensino do xadrez é essencial. Pretende-se um projeto transversal e nacional destinado a dar formação a Professores e Educadores, uma vez que os profissionais no sistema educativo que têm competências na área do xadrez são em número insuficiente para as atuais necessidades, mesmo no âmbito do desporto escolar.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Criação de Clubes de Xadrez nas escolas • Introduzir as regras de competição. • Conhecer as diferentes técnicas de Xeque-Mate e conceitos básicos das diferentes fases do jogo e sua metodologia de ensino. • Estabelecer a lógica matemática com os finais de partida. • Contribuir para uma melhoria da autoestima e autoconfiança dos jovens. • Dinamização e animação num clube escolar. O aspeto social. • Divulgar as condutas e as normas da luta contra dopagem e motivar para o seu total cumprimento. • Tomar contacto com as diferentes metodologias e quadros de competição para pessoas com deficiência e a sua adaptação em situação de jogo. • Apresentar o DE e federado, as competições, os Clubes, os procedimentos regulamentares e organizacionais.

Conteúdos

3:00 Introdução ao jogo de Xadrez. • As regras do jogo de Xadrez. 1:00 História do xadrez I. • Conhecer a história da evolução do jogo de Xadrez. 3:00 Leis do jogo de Xadrez. • As regras do jogo do jogo de Xadrez de competição 2:00 Técnicas de Xeque-Mate . • Executar corretamente as diferentes técnicas de Xeque-Mate. 3:00 Finais essenciais. • Conhecer as técnicas básicas dos finais básicos de partida. 1:00 Tática I. • Introdução aos temas táticos. 1:00 Aberturas I. • Conhecer os diferentes tipos de Aberturas 2:00 Meio-jogo I. • Conhecer diferentes temas estratégicos no xadrez 3:00 Metodologia do ensino. • Metodologias de ensino a adotar no jogo de Xadrez 2:00 Técnicas de treino no Clube. • Conhecer técnicas de treino, formas de dinamização e animação no clube 2:00 Organização de torneios. • Conhecer os vários sistemas, formas de organização de torneios e programas informáticos de emparceiramento. A modalidade no Desporto Escolar. 1:00 Ética no Desporto e Luta contra a Dopagem 1:00 Desporto para Pessoas com deficiência 1:00 Participação no Desporto de Competição: Desporto Escolar e federado.

Metodologias

As sessões presenciais serão caracterizadas pela realização de atividades teóricas e práticas a realizar pelos formandos, num total de 25 horas. As aulas serão ministradas sempre em salas de aula ou auditório, com recursos a projetores de vídeo e também tabuleiros de xadrez para cada participante. Será igualmente utilizado o tabuleiro mural para exemplificar jogadas e mostrar os conteúdos lecionados.

Avaliação

A avaliação deverá centrar-se no percurso e no trabalho dos formandos ao longo da ação de formação. A avaliação dos formandos será baseada no seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação dos trabalhos produzidos (Teste/Ficha de avaliação das matérias ministradas). Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Bibliografia

Manual de Formação de treinadores de Grau I da Federação Portuguesa de Xadrez

Anexo(s)

Observações

Aguarda parecer do CCPFC referente a reclamação sobre a DCP.

Formador

Paulo Jorge Lopes da Costa

António José Vieira Bravo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-07-2024 (Terça-feira) 11:00 - 12:30 1:30 Presencial
2 02-07-2024 (Terça-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
3 03-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 03-07-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
5 04-07-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 04-07-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
7 05-07-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 02-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-126290/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Castelo Branco