377

Desportos de Raquetes: Atualização de regras e regulamentos turma 01IAPEFCBI2024

Apresentação

Ao fazer parte do currículo de todos os alunos ao longo do ensino básico e secundário a disciplina de Educação Física desempenha no quadro do sistema educativoportuguês 1 papel fundamental no desenvolvimento da criança e do jovem. Entre as matérias que os alunos abordam e que estão incluídas nos Programas Nacionais de Educação Física ou fazem parte das várias possibilidades do DesportoEscolar estão os desportos de raquetes que, na generalidade das escolas estão incluídos nos planos curriculares de EFísica. Entre os desportos de raquetes destacam-se o ténis, o ténis de mesa e o badminton modalidades desportivas cujos seus regulamentos específicos têm sofrido alterações que são promovidas pelas instituições internacionais que tutelam as referidas modalidades. Outra modalidade de raquetes que está em franca expansão em Portugal é praticada do padel modalidade que não fez parte da formação inicial da maioria dos professores. Tendo em conta a importância que o conhecimento das regras permite melhorar o jogo permite criar pelos professores melhores estruturas táticas para as equipas de modo a dar aos alunos todas as possibilidades de mostrarem as suas qualidades é fundamental que os professores de EFísica acompanhem as alterações dos regulamentos e regras que são realizadas.

Destinatários

Professores do Grupo 260 do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 620 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 260 do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 620 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 260 do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 620 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário.

Objetivos

Desenvolver nos docentes conhecimentos na área das regras e regulamentos das modalidades desportivas; Identificar as alterações realizadas nas regras e regulamentos e implicações no jogo; Dotar os formandos de competências que lhes permitam fazer formação de árbitros no âmbito do Desporto Escolar;

Conteúdos

-Apresentação da ação de formação (0,5H) - Regras do jogo de ténis (2H) - Regulamentos específicos de ténis e adaptações no Desporto Escolar (1,5H) - Regras do jogo de badminton (2H) - Regulamentos específicos de badminton e adaptações no Desporto Escolar (1,5H) - Regras do jogo de ténis de mesa (2H) - Regulamentos específicos de ténis de mesa e adaptações no Desporto Escolar (1,5H) - Regras e regulamentos específicos do jogo de padel (3,5H)

Metodologias

A ação implicará sessões teórico-práticas, alternando em cada sessão os momentos de exposição de teoria e de caráter mais prático e de partilha. O recurso a exercícios práticos de dinâmica de grupo será pertinente na exemplificação de determinados conteúdos e, na aquisição de certas competências pelosformandos. A estrutura da ação está organizada para que a mesma decorra dos aspetos mais básicos aos mais complexos e assim haver uma sequência lógica em toda a ação deformação.

Avaliação

A avaliação dos formandos terá em conta o empenho bem como o envolvimento manifestado pelos formandos nas atividades propostas; Serão ainda considerados na avaliação o trabalho prático e os trabalhos produzidos. Realização de um relatório no final da formação. A avaliação quantitativa dos formandos na escala de 1 a 10 valores, será de acordo com os critérios definidos pelo CCPFC e a DGRHE

Bibliografia

Direção Geral de Educação (2016). Regulamento Específico de Badminton - 2013_2017. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Disponível emhttp://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_badminton_13_17_revisto_em_out_2016.pdfDireção Geral de Educação (2016). Regulamento Específico de Ténis-2013_2017. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Disponível emhttp://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_tenis_2013_17revisto_setembro_2016.pdfDireção Geral de Educação (2016). Regulamento Específico de Ténis de Mesa-2013_2017. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Disponível emhttp://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_de_tenis_de_mesa_revisto_em_setembro_de_2016.pdfFederação Portuguesa de Ténis de Mesa (2016). Regulamento Geral. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Disponível emhttp://www.fptm.pt/documentos/estatutosregulamentos/REGULAMENTO_GERAL_FPTM-27-07-2016.pdf Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (2016). Regulamentode Competições - Torneios Abertos Pontuáveis para a Classificação Nacional de Atletas. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Disponível emhttp://www.fptm.pt/documentos/estatutosregulamentos/Regulamento_Torneios_Abertos_2016-17-09-06-2016.pdf

Formador

João Paulo Ramos Ramalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-03-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 15-03-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 18-03-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 20-03-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 21-03-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 11-03-2024
Fim: 21-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119536/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 15 h
Local: Plataforma Digital