Desporto Escolar: incluir e adaptar turma 16ISNFI 23.24
Apresentação
Esta ação de formação insere-se na estratégia do Programa Estratégico do Desporto Escolar, uma vez que o seu Programa, prevê também o aumento do acesso a alunos abrangidos pela legislação da Educação Inclusiva como parte integrante para consecução e a prossecução da Visão e Missão do Desporto Escolar. Assim, a DGE-Divisão do Desporto Escolar em parceria com a Federação Portuguesa de Desporto Para Pessoas com Deficiência, pretende proporcionar aos docentes dos grupos de recrutamento 110, 260 e 620, 910, 920 e 930 formação específica para o ensino e treino da modalidade, que os apoie na sua prática letiva, bem como na condução de treino e jogos no âmbito do desporto escolar, com impactos no sucesso escolar e social destes alunos.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260, 620, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260, 620, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260, 620, 910, 920 e 930.
Objetivos
No final da formação os docentes terão de adquirir conhecimentos, experiências e competências para: 1 Conhecer modelos e estratégias de adaptação na atividade física e no desporto e formas de os aplicar com todos os alunos. 2 Ter conhecimento das tecnologias desportivas de suporte ao ensino e treino. 3 - Planear, Organizar, Executar e Avaliar as atividades físicas e desportivas adaptadas no âmbito do Desporto Escolar
Conteúdos
1 -Atividade física e desporto para pessoas com deficiência: conceitos e organização do desporto para pessoas com deficiência (1h) 2 - Modelos e estratégias de trabalho na aula de edução física com alunos com deficiência para as cinco áreas de deficiência: comunicação, adaptações dos materiais, limitações e capacidades de prática. (8 horas Teórica 4 horas + Teórico-Prática 4 horas). 3 - Processo de ensino e treino inclusivo para alunos-praticantes. 16 horas Teórica 4 horas + Teórico-Prática 12 horas. 2.1 - O Atletismo adaptado na escola, técnicas e estratégias para incluir. (1T + 3P) 2.2 - A brincar e a jogar se aprende e se inclui no Polybat. (1T+3P) 2.3 - O Badminton para Todos os alunos. (1T + 3P) 2.4 - O Slalom em cadeira de rodas para todos. (1T + 3P)
Metodologias
1 Formação teórica, com o recurso às tecnologias desportivas de suporte ao treino e competição. 2 - Formação Teórico-Prática. 3 - Formação Teórico-Prática com o recurso a modelos. 4 - A Formação poderá ter o suporte de uma plataforma de e-learning.
Avaliação
A avaliação dos formandos será baseada no seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação dos trabalhos produzidos. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho 4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A ação será globalmente avaliada mediante análise dos questionários preenchidos pelos formadores e pelos formandos, bem como dos relatórios de avaliação da ação elaborados pelos formadores.
Bibliografia
Valamatos, M.J. (2017). Desporto com sentido Atletismo. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCASCarvalho, J.V. & Januário, N. (2016). Desporto com sentido Slalom em Cadeira de Rodas. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCASInclusive Fitness Trainer ACSM, first editionDiversity in sport organization George B. Cunningham, second editionAdapted Physical Activity Recreation, and Sport Claudine Sherrill, sixth edition
Anexo(s)
Formador
Carlota Leão da Cunha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 11:00 - 12:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
5 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |