376

Desporto Escolar: incluir e adaptar turma 16ISNFI 23.24

Apresentação

Esta ação de formação insere-se na estratégia do Programa Estratégico do Desporto Escolar, uma vez que o seu Programa, prevê também o aumento do acesso a alunos abrangidos pela legislação da Educação Inclusiva como parte integrante para consecução e a prossecução da Visão e Missão do Desporto Escolar. Assim, a DGE-Divisão do Desporto Escolar em parceria com a Federação Portuguesa de Desporto Para Pessoas com Deficiência, pretende proporcionar aos docentes dos grupos de recrutamento 110, 260 e 620, 910, 920 e 930 formação específica para o ensino e treino da modalidade, que os apoie na sua prática letiva, bem como na condução de treino e jogos no âmbito do desporto escolar, com impactos no sucesso escolar e social destes alunos.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 260, 620, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260, 620, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260, 620, 910, 920 e 930.

Objetivos

No final da formação os docentes terão de adquirir conhecimentos, experiências e competências para: 1 – Conhecer modelos e estratégias de adaptação na atividade física e no desporto e formas de os aplicar com todos os alunos. 2 – Ter conhecimento das tecnologias desportivas de suporte ao ensino e treino. 3 - Planear, Organizar, Executar e Avaliar as atividades físicas e desportivas adaptadas no âmbito do Desporto Escolar

Conteúdos

1 -Atividade física e desporto para pessoas com deficiência: conceitos e organização do desporto para pessoas com deficiência (1h) 2 - Modelos e estratégias de trabalho na aula de edução física com alunos com deficiência para as cinco áreas de deficiência: comunicação, adaptações dos materiais, limitações e capacidades de prática. (8 horas – Teórica 4 horas + Teórico-Prática 4 horas). 3 - Processo de ensino e treino inclusivo para alunos-praticantes. 16 horas – Teórica 4 horas + Teórico-Prática 12 horas. 2.1 - O Atletismo adaptado na escola, técnicas e estratégias para incluir. (1T + 3P) 2.2 - A brincar e a jogar se aprende e se inclui no Polybat. (1T+3P) 2.3 - O Badminton para Todos os alunos. (1T + 3P) 2.4 - O Slalom em cadeira de rodas para todos. (1T + 3P)

Metodologias

1 – Formação teórica, com o recurso às tecnologias desportivas de suporte ao treino e competição. 2 - Formação Teórico-Prática. 3 - Formação Teórico-Prática com o recurso a modelos. 4 - A Formação poderá ter o suporte de uma plataforma de e-learning.

Avaliação

A avaliação dos formandos será baseada no seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação dos trabalhos produzidos. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho 4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A ação será globalmente avaliada mediante análise dos questionários preenchidos pelos formadores e pelos formandos, bem como dos relatórios de avaliação da ação elaborados pelos formadores.

Bibliografia

Valamatos, M.J. (2017). Desporto com sentido – Atletismo. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCASCarvalho, J.V. & Januário, N. (2016). Desporto com sentido – Slalom em Cadeira de Rodas. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCASInclusive Fitness Trainer – ACSM, first editionDiversity in sport organization – George B. Cunningham, second editionAdapted Physical Activity Recreation, and Sport – Claudine Sherrill, sixth edition

Anexo(s)

Formador

Carlota Leão da Cunha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-07-2024 (Terça-feira) 11:00 - 12:30 1:30 Presencial
2 02-07-2024 (Terça-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
3 03-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 03-07-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
5 04-07-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 04-07-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
7 05-07-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 02-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123264/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Castelo Branco