Ensino das Atividades Rítmicas Expressivas no Desporto Escolar turma 14ISNFI 23.24
Apresentação
Pelo facto de ser uma matéria curricular na EF e com grande expressão no sistema competitivo do DE, ser uma modalidade com características educativas relevantes a nível motor, cognitivo e afetivo e também pela grande maioria dos professores não terem tido formação especifica da mesma no seu processo formativo e ainda por ser de fácil implementação nas escolas e ter grande adesão por parte dos alunos, a DGE Divisão do DE, pretende proporcionar formação aos professores de EF com Grupo/Equipa desta modalidade no DE, que lhes permita aumentar as suas competências, através da aquisição e aprofundamento dos conhecimentos técnicos e metodológicos específicos das Atividades Rítmicas Expressivas, elevando a qualidade do ensino e do treino.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.
Objetivos
- Promover a compreensão das Atividades Rítmicas Expressivas (ARE) enquanto forma de arte e meio de expressão em contexto escolar - Conhecer os Objetivos, Competências e Capacidades das ARE - Consciencializar dos principais requisitos motores e técnicos para a aprendizagem técnica da modalidade - Desenvolver experiências e capacidades nas áreas de interpretação e da composição - Conhecer as Dominantes da construção coreográfica - Criar exercícios/situações/ferramentas e desenvolver metodologias que contribuam para a melhoria da qualidade das coreografias no âmbito dos GE de ARE de Nível Elementar - Desenvolver capacidades de análise e apreciação das ARE - Desenvolver a autonomia para o aprofundamento do conhecimento e prática da modalidade
Conteúdos
Sessões Teóricas (10h) - A Dança como meio de Comunicação Universal - Capacidades e Competências que se desenvolvem através da Dança - A Estruturação e as Relações estabelecidas através da Dança - As Dominantes da Dança: O que se movimenta e de que forma - Partes Formas e Funções do Corpo; Movimentos básicos Locomotores, Combinados e Não Locomotores Onde se movimenta - Direções, Planos, Níveis e Sentidos Quando se movimenta - Tempo (Noções de Pulsação, Compassos, Ritmo, Melodia, pausa) Com quem se movimenta - Relações Espaciais, Temporais e Centradas num papel a desempenhar O que provoca o movimento - Estímulos Como se movimenta Dinâmica (Peso/Energia, Tempo/Espaço) Ponto de partida para o movimento - Composição Coreográfica e Processo criativo As Etapas de uma construção Coreográfica - Como desenvolver o Mapeamento musical e a Memorização (a curto e a longo prazo) das sequências coreográficas - A Dança como modalidade Atividades Rítmicas Expressivas no contexto Desporto Escolar- pressupostos do Nível Elementar dos Grupos-equipa - Composição Coreográfica em contexto Desporto Escolar- Pressupostos básicos - Breve análise dos critérios de avaliação e ajuizamento das coreografias de Nível Elementar do Desporto Escolar (DE) de acordo com o Regulamento Específico da modalidade no DE Sessões Práticas (15h) Desenvolvimento das competências em três grandes áreas de ação: Interpretação, Composição e Apreciação coreográfica: - Reconhecimento do Mapa corporal individual - Contacto com a fisicalidade do movimento (eu e o outro) - Experimentação das partes, das formas e funções do corpo; - Exploração das possibilidades do corpo - Atividades de Locomoção - Atividades Gestuais e Expressão corporal e facial - Atividades de transições e ligações - Trabalho de descoberta, Sistematização e vivência de um Vocabulário de Movimento; - Trabalho de descoberta da Funcionalidade e eficiência do corpo e dos sentidos que o corpo pode reproduzir - Construção de uma Composição coreográfica - Atividades de ajuizamento de composições coreográficas
Metodologias
As sessões teóricas serão em formato de plenário. Nas sessões práticas serão utilizadas metodologias de natureza demonstrativa e prática (execução de exercícios, dinâmica de grupos) que permitirão ao formando aprender, fazendo. Ao longo de toda a ação, os formandos, com a ajuda da formadora, terão de utilizar os conhecimentos adquiridos para a execução e construções coreográficas e ajuizamento das mesmas num ambiente criativo, dinâmico estimulante e divertido.
Avaliação
A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo com base na participação e trabalhos práticos de grupo realizados nas sessões. No final, propõe-se a realização de uma reflexão escrita em que seja revelada a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas tratadas durante a formação. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
ALBRIGHT, A. Choreographing di¬fference. Hanover: Wesleyan University Press, 1997.ARAÚJO. Dança na escola Benefícios e contribuições. 2005.GONÇALVES, C. Dança no ambiente escolar por um conhecimento com ações emancipadoras. 2017. 101 f : il. Dissertação (Mestrado em Dança), Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador.KATZ, H. 1, 2, 3 A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial, 2005Regulamento Específico de Atividades Rítmicas Expressivas. Desporto Escolar, 2021.
Anexo(s)
Formador
Carla Isabel Marques Pinheiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 11:00 - 12:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
5 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |