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Ensino do Corfebol na Escola: Como abordar a modalidade turma 12ISNFI 23.24

Apresentação

Dois fatores se destacam nesta justificação com o objetivo de dar a conhecer o corfebol aos professores, alargando assim o leque de modalidades que poderão ser abordados nas aulas de EF: 1. Sendo uma modalidade coletiva mista, o Corfebol apresenta caraterísticas únicas no que concerne à socialização, cooperação e integração dos dois géneros numa atividade desportiva. 2- Por ser uma modalidade não nuclear nos Programas Nacionais de Educação Física e à não contemplação na formação inicial de professores, leva a que haja um deficit de conhecimento do corfebol nas escolas, sendo por isso muitas vezes negligenciada a lecionação nas aulas de EF e perdendo-se um instrumento pedagógico de inegável valor base que assentam no seu desenvolvimento.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.

Objetivos

Providenciar aos Professores um instrumento pedagógico de grande valor, assegurando conhecimentos específicos da modalidade, suficientes para que possam lecionar com qualidade o Corfebol nas aulas de Educação Física, bem como desenvolver projetos nas escolas, tanto na vertente curricular como extracurricular, nomeadamente no âmbito do Desporto Escolar. Conhecer as regras base do corfebol; Identificar a terminologia específica; Conhecer gestos técnicos específicos de base; Conhecer os princípios do jogo; Conhecer e desenvolver formas jogadas simplificadas; Dominar movimentações específicas básicas do jogo formal.

Conteúdos

NQUADRAMENTO GERAL (1H) Enquadramento do aparecimento da modalidade História da modalidade no Mundo História da modalidade em Portugal Ética e valores no corfebol CARATERIZAÇÃO DO JOGO (1H) Principais regras do jogo Terminologia específica REGRAS DO JOGO (2h) O Jogo ao longo dos tempos Estrutura do livro de regras Regras do jogo e infrações O ENSINO DA TÉCNICA DEFENSIVA (5h) Posição básica defensiva Deslocamentos defensivos Enquadramento defensivo 1x1 Defesa pela frente na zona do poste O ENSINO DA TÉCNICA OFENSIVA (5H) Pega da bola Passe e recepção Deslocamentos específicos do corfebol Enquadramento ofensivo Exploração do espaço de jogo Lançamento de fora parado Lançamento na passada Penalidade Lançamento curto debaixo do cesto Lançamento de fora em movimento 1x1 Ressalto ofensivo Assistência O ENSINO DOS PRINCÍPIOS DO JOGO (5H) Desmarcação (deslocamentos, enquadramento ofensivo, exploração do espaço de jogo) Finalização Corte Reajustamento Ressalto Defesa individual (posição básica defensiva, deslocamentos) FORMAS JOGADAS SIMPLIFICADAS (6H) Monocorfebol (2x2,3x3, 4x4) 4x4 em quadras 3x3 com regras do corfebol de praia Jogo formal

Metodologias

As atividades previstas nesta ação de formação têm carater presencial, em sessões teóricas e teórico/práticas, num total de 25 horas de duração. As sessões terão um carater predominantemente prático, com 23 horas previstas para esta componente e 2 horas para uma componente teórica (expositiva/demonstrativa). Nas sessões práticas serão utilizados os materiais próprios e específicos da modalidade (cesto e bolas) enquanto que a componente teórica recorrerá a conteúdos multimédia para melhor abordar a temática. Os exemplos apresentados serão sempre relacionados com situações reais de jogo, explorando situações em contexto de treino e de jogo. A exposição e exemplificação dos temas serão feitas com recurso a modelos práticos, de modo a que os formandos visualizem situações reais de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação das atividades desenvolvidas neste curso é de carater continuado, realizada pelos formadores em conjunto com os formandos e tem como referência os objetivos do curso. A avaliação dos formandos será baseada no seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação dos trabalhos produzidos. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no despacho nº 4595/2015, de 6 de Maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Bibliografia

Documentos e conteúdos da IKF - International Korfbal Federation http://www.ikf.org/; - Regulamentos disponíveis em :http://www.fpcorfebol.pt/Corfebol: Regras e Notas Explicativas /tradução para português de Joana Faria, Jorge Alves, disponível em : http://fpcorfebol.pt/Sinais dos árbitros / tradução para português de Joana Faria , Jorge Alves. Disponível em http://www.fpcorfebol.pt/(documentos/arbitragem)GRANJA; Carlos -Corfebol:uma introdução à modalidade/Carlos Granja, Jorge Ramos ; Nuno Ferro - Lisboa: Europraxis, 1997-81p.:il; 24 cm _Bibliografia, p.79-ISBN 972-8322-01-1Alves, Jorge -Manual

Anexo(s)

Formador

Jorge Manuel Oliveira Macedo Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-07-2024 (Terça-feira) 11:00 - 12:30 1:30 Presencial
2 02-07-2024 (Terça-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
3 03-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 03-07-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
5 04-07-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 04-07-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
7 05-07-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 02-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123273/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Castelo Branco