Aspetos Metodológicos na Aprendizagem do Jogo de Futsal turma 08ISNFI 23.24
Apresentação
O Futsal sendo matéria nuclear nos programas de Educação Física, a mais praticada no DE e a que melhor se adequa às condições estruturais das escolas, justificam a realização de um modelo de formação técnico-didático com uma orientação específica. O Futsal permite uma aprendizagem dos princípios de jogo de forma mais consciente e simplificada, dado a sua organização estrutural, auxiliadora na compreensão de uma determinada organização funcional do jogo, a maioria das vezes transferíveis para outros desportos coletivos. Neste sentido, pretende-se proporcionar formação aos professores de EF que contemple os conteúdos prioritários relativos à aprendizagem do Futsal, estruturados para os vários níveis de ensino.
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
- Conhecer a origem e história da modalidade; - Conhecer e interpretar as leis de jogo do Futsal; - Perceber a estrutura e funcionalidade do jogo de Futsal, como complemento ao ensino do Futebol; - Dominar metodologias de ensino/aprendizagem das ações individuais e coletivas específicas da modalidade; - Conhecer os diferentes níveis de desempenho e consequentes conteúdos; - Aplicar metodologias de ensino adequadas a cada nível de desempenho; - Conhecer e aplicar os vários tipos de jogos de aprendizagem de Futsal e adequá-los ao nível de desempenho dos alunos; - Dominar e aplicar as principais progressões dos vários conteúdos de aprendizagem; - Conhecer os vários momentos/fases do jogo e consequentes implicações no ensino/treino.
Conteúdos
Módulo Teórico (11h) 1h Apresentação, distribuição da documentação; 1h História cronológica do Futsal. Origem e aspetos dominantes de evolução; 3h O Futsal como Jogo Desportivo Coletivo (relação cooperação/oposição); Caracterização do jogo de Futsal Estrutura e dinâmica do rendimento em Futsal; Proposta metodológica para o ensino do jogo de Futsal; 1h Princípios de jogo gerais e específicos para uma adequada compreensão do jogo; 2h Organização estrutural e funcional do jogo de acordo com o nível de desempenho dos alunos; 1h Elaboração de uma unidade didática de Futsal para níveis diferenciados de ensino (formandos); 1h Avaliação; 1h Reflexão/avaliação. Módulo Teórico - Prático (14h) Níveis de complexidade organizativa diferenciados 4h Nível iniciação Relação com a bola, numa lógica de sustentabilidade no objetivo do jogo. 4h Nível elementar Compreensão dos vários momentos do jogo; Objetivar o domínio da bola; Desenvolver o dueto 1X1; Fomentar a cooperação/oposição organizada na comunicação motora específica; Fomentar a oposição organizada. Dar noção de corretores ofensivos; 4h - Nível intermédio Consciência específica acerca das suas funções individuais e coletivas no jogo; Especificar o domínio da bola; Desenvolver a dinâmica funcional ofensiva e defensiva, sustentada numa comunicação motora especifica; Fomentar a defesa à zona; Potenciar as combinações elementares ofensivas e defensivas; Dar noção de jogo próximo e afastado. 2h Nível especializado Assumir um jogar dinâmico e complexo (nível avançado); Comportamentos específicos em função de uma determinada organização estrutural; Sistemas de jogo e consequente evolução; Esquematização dos vários sistemas de jogo vantagens e desvantagens estruturais.
Metodologias
As primeiras 3 sessões de formação serão de âmbito teórico, com recurso a meios audiovisuais, discussão participada e exposição pública de trabalhos por parte dos formandos. Serão na totalidade 9 horas divididas em três sessões de três horas cada e uma sessão de 2 horas para avaliação e reflexão. As restantes sessões serão todas teórico-práticas realizadas no pavilhão. Nestas sessões haverá prática pedagógica simulada e apresentação de situações de ensino/treino por parte dos formandos. Esta parte da formação perfaz um total de 14 horas, no pavilhão, onde será possível a demonstração prática da aprendizagem adquirida. A duração de cada sessão teórico-prática será de quatro horas, com um intervalo em cada sessão.
Avaliação
A avaliação das atividades desenvolvidas neste curso é de carácter continuado, realizada pelos formadores em conjunto com os formandos e tem como referência os objetivos do curso. A avaliação dos formandos será baseada no seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação de um Teste/Ficha de avaliação acerca de todas as matérias ministradas na ação. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
- Beltrán, F. (1991). Iniiciación al Futbolsala, Técnica e Planificación. Zaragoza. Editorial CEPID.- Chaves Chaves, J.& Ramirez Amor J. (1998). Táctica y estratégia en Fútbol Sala. Barcelona. Editorial Hispano Europea.- Luque Hoyos, F. e Luque Tabernero, F. (1998) Fútbol Sala - Técnica Individual. Madrid. Editorial Gymnos.- Saad, M. e Costa, C.F. (2001). Futsal: Movimentações ofensivas e defensivas. Florianópolis. Bookstore- Valdericeda, F. (1993). Futbolsal. Defesa-Ataque-Estratégias. Madrid. Editorial Gymnos.
Anexo(s)
Formador
Luis Miguel Jerónimo da Conceição
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 11:00 - 12:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
5 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |