Atletismo no Desporto Escolar: Iniciação ao Treino Desportivo turma 07ISNF_DEI23.24
Apresentação
O sistema de ensino proporciona aos jovens, no Desporto Escolar, na atividade externa dos G/E, um quadro competitivo devidamente adequado e a possibilidade de realização de treinos regulares. A aposta na melhoria da intervenção no âmbito do DE permite alargar a prática regular a um nº maior de jovens, rentabilizando meios e quadros. A FP Atletismo, em parceria com a DGE-DDE, pretende proporcionar aos Professores de EF, 2º/3ºC e Sec, formação específica para o ensino do Atletismo, que permita promover o sucesso da intervenção, elevando o nível de desempenho da prática desportiva no DE. Daqui a necessidade de uma formação contínua que procura a atualização, aprofundamento de conhecimentos e aperfeiçoamento das competências do professor.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
Compreensão da relação entre o desenvolvimento das capacidades motoras da aptidão física com as aquisições/prestações na área do atletismo. Caracterizar o tipo de esforço a desenvolver no âmbito de cada especialidade do atletismo. Conhecer: a relação entre o tipo de esforço e as fontes energéticas; as componentes técnicas de execução motora de cada especialidade atlética. Compreender a importância da velocidade no âmbito do atletismo como área. Conhecer e compreender a importância de sequências e progressões pedagógicas em cada especialidade atlética. Compreender a importância da competição no processo de formação desportiva do atleta e rendimento desportivo. Conhecer várias estruturas de organização de competições.
Conteúdos
COMPONENTE DE FORMAÇÃO TEÓRICA 8 HORAS 01.- Deteção, seleção e enquadramento dos jovens talentos (taxa de aproveitamento dos melhores jovens no Programa Mega para o treino regular). - Organização da Carreira Desportiva no Atletismo - As Etapas da Carreira Desportiva - A competição como elemento integrante do processo formativo e referenciador do nível de prestação desportiva. 02.- Modelo Técnico da Corrida de Velocidade - Formas de Abordagem da Corrida de Velocidade em Contexto Escolar - Métodos e Meios de Treino da Corrida de Velocidade 03.- Modelo Técnico do Salto em Comprimento - Métodos e Meios de Treino da Capacidade de Salto - Modelo de Ensino para o Salto em Comprimento 04.- Caracterização fisiológica das Corridas de Resistência - Métodos e Meios de Treino da Corrida de Resistência em Contexto Escolar 05.- A Importância do Desenvolvimento da Condição Física no desenvolvimento do jovem (futuro atleta) 06.- Formas diversificadas de organização competitiva (integração dos jovens talentos) - Adaptação das competições e dos respetivos regulamentos. COMPONENTE DE FORMAÇÃO TEÒRICO-PRÁTICA 17 HORAS - Componentes fundamentais de execução motora no âmbito das especialidades: 07.- Corridas de Velocidade - A Técnica de Corrida - A Aprendizagem da Partida - Meios e Métodos de desenvolvimento das principais manifestações da corrida de Velocidade: 1) Aceleração 2) Velocidade Máxima - A abordagem da corrida com barreiras: da velocidade ao ritmo - As corridas por estafetas 08.- Os Saltos: - O salto em Comprimento: 1) Corrida de Balanço 2) Ligação Corrida-Impulsão (chamada) 3) Técnica(s) de Salto - O salto em Altura: 1) Corrida de Balanço 2) Ligação Corrida-Impulsão (chamada) 09.- Corrida de Resistência - Técnica de corrida - Meios de desenvolvimento da resistência 10.- O Lançamento do Peso 11.- O circuito de treino, os multisaltos e os multilançamentos como meios fundamentais no treino da força nos escalões de formação
Metodologias
COMPONENTE TEÓRICA - 1. a 6. Utilização de várias metodologias de trabalho: Exposição - na transmissão de conteúdos eminentemente teóricos. Discussão orientada - de forma alargada para análise de questões problemáticas de natureza didática, pedagógica e outras. COMPONENTE TEÓRICO-PRÁTICA - 7. a 11. Os formandos/professores desenvolverão a atividade através: - Situações de prática orientada através da apresentação de situações exemplo e modelos de aprendizagem técnica. - Metodologias de abordagem de progressões de aprendizagem técnico-pedagógica. - Situações de observação/ensino a pares - As situações de prática poderão também recorrer a execuções realizadas pelos próprios alunos
Avaliação
A avaliação pedagógica decorre de acordo com: Avaliação contínua: tendo como referências a prática dos formandos na realização dos parâmetros seguidamente mencionados: realização prática das atividades propostas e elaboração por parte do formando de relatório de avaliação com apreciação global da ação, assim como do plano de aula e grelha de observação. Na avaliação quantitativa desta ação de formação será atribuída a classificação quantitativa na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Dossier do Professor. FPA. 2012.Seners, Patrick (1996): L'Athlétisme en EPS. Didacthlétisme II. Ed. Vigot. Paris.Manual do Curso de Treinadores da FPA Nível I e IIEntrenamiento com ninõs - Teória, prática e problemas específicos; Erwin Hahn, Editora Martinez Roca, 1988.Intensive Participation in Children´s Sports; Bernard Cahill e Arthur Pearl, Human kinetics Publishers, 1990.
Anexo(s)
Observações
Só serão aceites inscrições dos docentes previamente selecionados pelo Desporto escolar_DGE
Formador
João Manuel Monteiro Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 11:00 - 12:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
5 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |