Planeamento Estratégico e Gestão de Projetos no Desporto Escolar turma 01ISNF_DEI23.24
Apresentação
A elaboração do Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025 (PEDE 21-25) pela Direção-Geral da Educação, veio dar um contributo importante para a criação de uma visão comum do que deve ser o desenvolvimento desportivo, permitindo a cada estabelecimento de educação e ensino, a elaboração do seu próprio programa atento às especificidades locais, mas consciente da sua integração num desígnio nacional. No entanto, para promover o alinhamento de toda a estrutura do Desporto Escolar - coordenações regionais, coordenadores locais e responsáveis locais dos clubes de desporto escolar neste processo, torna-se necessário e urgente capacitar todos estes intervenientes do conhecimento e ferramentas necessárias à interpretação e adaptação da estratégia nacional à realidade regional ou local em que operam. Neste contexto, este curso de formação é essencial para implementar e concretizar os objetivos do PEDE 21-25 e alinhar a estratégia nacional do Desporto Escolar com as ações e projetos regionais e locais. A capacitação dos elementos da estrutura do Desporto Escolar irá permitir uma maior preparação destes recursos humanos afetos à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e à Direção-Geral de Educação, o que é imprescindível à boa implementação do plano.
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
- Capacitar os formandos com um conjunto de conceitos que permitam criar um entendimento comum do que significa estratégia e execução, bem como os princípios fundamentais da gestão ágil de projetos. - Sensibilizar os participantes para a utilização de ferramentas que promovam a interação sistémica com os grupos de interessados no Desporto Escolar e criem valor para todos os elementos do sistema. - Promover a compreensão da estratégia a montante e saber integrá-la na sua área de intervenção. - Alinhar adequadamente os objetivos e projetos dos programas de Desporto Escolar. - Saber escolher e utilizar ferramentas adequadas na operacionalização dos objetivos do Desporto Escolar. - Utilizar mecanismos de monitorização e avaliação de indicadores e resultados. - Capacitar e sensibilizar os formandos para a importância das competências pessoais no processo de liderança e gestão de equipas no contexto específico de projetos do Desporto Escolar.
Conteúdos
1. A estratégia e o Desporto Escolar (Missão, PEDE, indicadores de análise) 2. Os princípios orientadores do planeamento estratégico, numa perspetiva de criação de valor 3. A compreensão das dinâmicas internas e externas 4. Os fatores de desenvolvimento e fatores de sucesso na implementação estratégica 5. As etapas do processo de formulação estratégica 5.1. A identificação do problema 5.2. A Análise diagnóstica (SWOT, PESTEL...) 5.3. A construção dos objetivos estratégicos (critérios e estruturação), visando o impacto 5.4. Dos objetivos estratégicos à estruturação dos pilares / eixos de desenvolvimento 5.5. Medidas de operacionalização estratégica e a definição das metas operacionais 5.6. Programação e implementação do plano 5.7. Avaliação e controlo (instrumentos e pressupostos a assegurar) 6. O envolvimento e a interação sistémica com os grupos de interessados no Desporto Escolar. Como criar valor num ambiente sistémico. 7. A construção de mapas estratégicos regionais e locais para o Desporto Escolar. Alinhamento a montante e a jusante dos objetivos e projetos de atividade. 8. Utilização de ferramentas adequadas na operacionalização dos objetivos do Desporto Escolar através do portfólio de projetos, definição de KPIs tangíveis e intangíveis e implementação de dashboards. 9. Ferramentas de comunicação na gestão de pessoas e metodologias de antecipação e resolução de conflitos. 10. Princípios basilares da gestão de tempo no contexto da individualidade dinâmica e de equipas de trabalho no contexto específico do Desporto Escolar. 11. Apresentação e discussão dos projetos/produtos finais dos formandos.
Metodologias
As sessões serão de cariz teórico-prático. Assim, os formandos, após o devido enquadramento teórico, desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo em torno da construção de projetos e materiais para a implementação em contexto real da estratégia e execução de projetos de desenvolvimento do Desporto Escolar. No decurso desse trabalho, será realizada reflexão crítica sobre os resultados atuais e os que se pretende obter, bem como sobre as mudanças que deverão ser adotadas para potenciar a probabilidade de sucesso das soluções propostas. Em cada fase do processo de elaboração do trabalho, serão realizados momentos de reflexão, análise e discussão em grupo com recurso a fontes documentais pertinentes, finalizando com um debate final em plenário sobre os aspetos considerados mais pertinentes. Toda a metodologia de formação assenta em métodos ativos de aprendizagem, baseados na resolução de problemas e na construção de soluções a partir de cenários próximos dos contextos reais.
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, procura-se valorizar uma lógica formativa e de acompanhamento em todos os momentos deste curso de formação. Assim, a avaliação dos formandos irá incidir: (a) Na participação, trabalho contínuo e suas evidências, realizado ao longo das sessões; (b) Na componente de trabalho individual, que se concretiza na elaboração de um projeto relacionado com a área de intervenção do formando no Desporto Escolar, em que é tida em conta a qualidade dos materiais produzidos e apresentados em plenário. A classificação de cada formando será, portanto, realizada na escala de 1 a 10, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
- Direção-Geral da Educação. (2021). Programa Estratégico do desporto Escolar 2021-2025. https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/programa_estrategico_de_2021_2025.pd- Direção-Geral da Educação. (2021). Regulamento geral do funcionamento do Desporto Escolar, 2022/2023. Regulamento geral funcionamento do desporto escolar 21-22.pdf (medu.pt)- INE Instituto Nacional de Estatística, IP (2022). Desporto em Números / Sport in Numbers2021. ISBN 978-989-25-0600-5, disponível em ISBN 978-989-25-0600-5- Project Management Institute (Ed.). (2021). The standard for project management and a guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide) (Seventh edition). Project Management Institute, Inc.- World Health Organization (2022). Global status report on physical activity. Geneva. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.
Anexo(s)
Formador
José Alfredo Arruda Martins de Carvalho
Gastão Fernando Silva Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 11:00 - 11:30 | 0:30 | Presencial |
2 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
5 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |