Inglês para Professores De Outras Disciplinas turma 09I23.24ICFAE
Apresentação
A construção de uma cidadania global assume-se como condição sine qua non para a vivência plena da condição humana, para a consciencialização de direitos, deveres e para a criação de novos espaços de participação. A educação para a era planetária inclui a sensibilização para a diversidade linguística e cultural, devendo a escola cumprir a sua função de preparar os alunos para o exercício da cidadania. A Escola Secundária de Loulé tem vindo a integrar projetos educativos com escolas da União Europeia que se têm refletido positivamente em áreas de desempenho-chave da escola. Esta dinâmica tem cimentado nas estruturas de gestão de topo e intermédias o desejo de alargar o campo de ação a outras áreas e internacionalizar o seu projeto educativo. Associando este desejo à aglutinação das relações europeias entre escolas, através do Programa ERAMUS+, existe o propósito de sustentar o trabalho docente para a construção de parcerias entre escolas, empresas e entidades europeias. Assim, há que dotar os professores de outras disciplinas, comas ferramentas necessárias para comunicar e trabalhar com pares e alunos, através da língua inglesa, desenvolvendo projetos europeus nesta língua franca. Este curso parte de uma abordagem pedagógica plural, transversal às várias disciplinas, para desenvolver competências plurilingues e interculturais que potenciem o reconhecimento, a valorização e o desenvolvimento dos repertórios linguístico-comunicativos e didáticos de alunos e professores.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Dotar os professores de ferramentas necessárias a uma cultura de sensibilização à diversidade linguística e cultural; - Promover, junto dos professores, a aquisição de competências plurilingue dos alunos, que estimulem uma educação plurilingue eintercultural; - Fomentar a produção, utilizando a língua inglesa, de instrumentos de trabalho e de planos de intervenção, visando uma maior eficáciadas funções exercidas; - Ampliar a motivação e a predisposição dos professores das várias disciplinas para a implementação de projetos colaborativos em que oInglês é a língua de trabalho; - Munir os docentes/formandos de algum vocabulário técnico de uso corrente destinado à situação de ensino-aprendizagem, em Inglês; - Favorecer a renovação conceptual, no âmbito da valorização plurilingue, e o desenvolvimento de atitudes facilitadoras da regulação dosprocessos de autoformação.
Conteúdos
Módulo I - 2 horas 1.1. Apresentação do Curso de Formação e organização do trabalho - Perfil pessoal e profissional dos participantes; - Apresentação da metodologia do trabalho; - Caracterização das práticas pedagógicas do grupo de formandos. Duração Horas presenciais : 25 Nº de horas acreditadas: 25 Cód. Dest. 17 Descrição Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário DCP Descrição 1.2. Paradigmas e práticas da Educação Intercultural - Educação plurilingue, literacia científica e educação para a cidadania; - O papel da aprendizagem do Inglês no currículo do Ensino Secundário. 1.3. Inteligências Múltiplas; - As vantagens para o ensino-aprendizagem da aplicação dos estudos em neurociência à prática letiva. Módulo II - 15 horas 2.1. Inglês Funcional - Inglês básico para comunicação; - Variedades mais comuns; - Ferramentas adequadas ao desenvolvimento da auto-aprendizagem da língua inglesa; - Inglês para utilização no dia-a-dia em sala de aula; - Inglês útil para os alunos; - Exemplos práticos de utilização da língua inglesa na situação de ensino-aprendizagem de outras disciplinas. Módulo III – 4 horas 3.1. CLIL - Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua (CLIL); - Exploração de recursos CLIL (filmes, fichas, organizadores visuais); 3.2. Planificação de aulas em Inglês - Formulários (planificações); - Vocabulário e glossários de termos (por disciplina); - Seleção, adaptação e criação de materiais; 3.3. Atividades e instrumentos - Tarefas e atividades em Inglês; - Instrumentos de planeamento, registo e avaliação. Módulo V - 4 horas 4. Apresentação de trabalhos e avaliação do Curso de Formação.
Metodologias
Neste Curso de Formação adotar-se-ão metodologias teórico-práticas, potenciadoras de reflexão e de debate, que promovam aaquisição de conhecimentos, no âmbito do saber e do saber fazer, a partir da prática profissional e da metodologia CLIL, dando-seespecial ênfase à construção de materiais didáticos. O curso incluirá as seguintes componentes sequenciais: Sessão 1 - Teórica/Prática – presencial (2h) Sessões 2 a 6 - Teórico-práticas – presenciais (19h) Sessão 7 - Prática – presencial (4h) Cada sessão terá como ponto de partida uma agenda definida pelos conteúdos expressos que, conjugada com a experiência profissionaldos formandos, potenciará a planificação e a lecionação de aulas, usando para o efeito a língua inglesa. A última sessão será destinada à apresentação, análise e discussão das atividades desenvolvidas em trabalho de grupo (planificação de uma aula); à integração dos vários saberes construídos e à partilha de materiais.
Avaliação
Neste Curso de Formação adotar-se-ão metodologias teórico-práticas, potenciadoras de reflexão e de debate, que promovam a aquisição de conhecimentos, no âmbito do saber e do saber fazer, a partir da prática profissional e da metodologia CLIL, dando-se especial ênfase à construção de materiais didáticos. O curso incluirá as seguintes componentes sequenciais: Sessão 1 - Teórica/Prática – presencial (2h) Sessões 2 a 6 - Teórico-práticas – presenciais (19h) Sessão 7 - Prática – presencial (4h) Cada sessão terá como ponto de partida uma agenda definida pelos conteúdos expressos que, conjugada com a experiência profissional dos formandos, potenciará a planificação e a lecionação de aulas, usando para o efeito a língua inglesa. A última sessão será destinada à apresentação, análise e discussão das atividades desenvolvidas em trabalho de grupo (planificação de uma aula); à integração dos vários saberes construídos e à partilha de materiais. Regime de avaliação dos formandos A avaliação será contínua e formativa, através da valorização dos trabalhos desenvolvidos ao longo das sessões. No final do curso de formação, os formandos deverão realizar: - Uma pequena reflexão individual sobre o trabalho desenvolvido e as implicações do curso na sua prática letiva e na sua intervenção educativa (c. 3 páginas); - Apresentação por escrito, em suporte digital, e oralmente ao grupo-turma, da planificação de uma aula ou unidade, sobre conteúdos da(s) disciplina(s) lecionada(s), em inglês com as respetivas estratégias e recursos. A avaliação dos formandos basear-se-á na análise – quantitativa e qualitativa – da participação nas sessões, das tarefas diversas realizadas ao longo das mesmas, em regime presencial e autónomo, e do trabalho escrito que será apresentado na última sessão da ação. A avaliação final a atribuir aos formandos terá em conta os seguintes parâmetros e critérios de classificação: pontualidade, partilha de conhecimentos e participação nas sessões (30%); reflexão crítica (20%); trabalho escrito/oral apresentado na última sessão (50%).
Bibliografia
Andrade, A. I.; Espinha, A. (2009). Línguas e Educação: uma comunidade de desenvolvimento profissional em construção? (Livro deresumos). Aveiro: Universidade de Aveiro. Araújo, M. H.; Páscoa, T. (2002). Entre Línguas e Culturas: uma abordagem da competência de comunicação intercultural em contextoescolar. In Actas do colóquio: A Comunicação entre Culturas. Portugal: ADECI / Grupo Sietaz Byram, M. (2008). From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship: Essays and Reflections: MultilingualMatters Coyle, D.; Hood, P.; Marsh, D. (2010). Content and Language Integrated Learning. Cambridge University Press, Cambridge Deller, S.; Price, C. (2007). Teaching Other Subjects Through English. Oxford University Press, Oxford
Formador
Mário Jorge Ventura Catanas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 08-07-2024 (Segunda-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 08-07-2024 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |