Atividades de Exploração da Natureza - Pedestrianismo II turma 235
Apresentação
O contacto com a natureza revela trazer benefícios para a saúde, tais como a capacidade de recuperação dos níveis deconcentração ou até mesmo para contrariar os comportamentos sedentários trazidos pelas tecnologias não móveis (ex.:consolas de jogos, computadores, entre outros). Neste momento podemos encontrar, em Portugal, percursos pedestres balizados, sinalizados e com standards de segurança, que nos permitem caminhar e simultaneamente estar em contacto com a natureza sem perturbar o ambiente circundante Cria-se assim uma alternativa a exercícios físicos mais complexos, e seguros para qualquer um. O pedestrianismo é, pois, a atividade desportiva, turística e ambiental que consiste em percorrer percursos a pé ao longo de caminhos e trilhos, preferencialmente tradicionais ou históricos, na natureza ou em meio urbano. Ao contrário de outras actividades de ar livre, a prática de pedestrianismo não envolve grandes dificuldades técnicas
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
Apreender os conceitos base do pedestrianismo. Estabelecer redes de cooperação, estimulando o trabalho colaborativo entre docentes de vários estabelecimentos de ensino. Desenvolver práticas inovadoras de desenvolvimento da educação física, tendo por base as atividades de exploração da natureza e em particular o pedestrianismo, dinamizadas fundamentalmente através de atividades de grupo no exterior. Sintetizar normas que viabilizem a execução dos percursos, com manutenção da segurança e do respeito pelo meio ambiente. Selecionar/utilizar as aplicações existentes para dispositivos móveis. Orientar-se no espaço, recorrendo ao GPS. Dominar os conceitos base de ORIENTAÇÃO Interpretar a legislação e regulamentação específica da atividade. Reconhecer e analisar as exigências técnicas, físicas e psicológicas predominantes da modalidade.
Conteúdos
SESSÕES TEÓRICAS (4 horas) Sessão nº 1 (4 horas) Apresentação dos formadores. Apresentação do Curso de Formação. Caraterização generalizada das atividades de exploração da natureza, com ênfase no pedestrianismo. Reflexão sobre os contributos destas atividades (e da sua abordagem), para o desenvolvimento global do aluno, bem como as interligações possíveis com as restantes disciplinas curriculares. A didática e a pedagogia, sempre de mão dada, no ensino das atividades de exploração da natureza. SESSÕES PRÁTICAS (21 horas) 3 Percursos no concelho de Proença a Nova Sessão Nº 2 TP1 trilho da praia da Aldeia Ruiva Sessão Nº 3 PR 5 Rota dos Recantos e Encantos (Sobreira Formosa) Sessão Nº 4 - PR 8 Caminho do Xisto da Figueira No início de todas as sessões práticas será feito o enquadramento de âmbito histórico / ambiental da zona de implementação do PR respetivo, bem como do cumprimento das normas de segurança do mesmo.
Metodologias
A ação terá um carácter maioritariamente prático, realizado em meio ambiente natural, aproveitando os diferentes tipos de percurso de pequena rota (PR), nomeadamente os de âmbito paisagístico, natural e histórico. Será composta por 4 sessões, em que a primeira, de 4 horas, será teórica. As restantes serão eminentemente práticas, e terão o seguinte programa tipo 1. Viagem até ao local 2. Breefing sobre os assuntos relativos ao PR em causa, nomeadamente: Enquadramento natural/geológico/histórico e social entrega de desdobrável 3. Realização da 1º parte do percurso 4. Pausa para almoço 5. Realização da 2ª parte do percurso 6. Final do percurso reflexão sobre a atividade.
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.
Bibliografia
Programas de Educação Física (ensino básico e ensino secundário)(2001) . Direção Geral da Educação.Tovar, Z. (2010)Carvalho, P. (2010). Pedestrianismo e percursos pedestres. Cadernos de Geografia, Nº 28/29. Centro deestudos de geografia e ordenamento do território.Carvalho, P. (2010). Pedestrianismo e percursos pedestres. Cadernos de Geografia, Nº 28/29. Centro de estudos degeografia e ordenamento do território.
Formador
Manuel Jorge Garcia Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 07-10-2023 (Sábado) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
3 | 08-10-2023 (Domingo) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-10-2023 (Terça-feira) | 08:30 - 12:30 | 4:00 | Presencial |
5 | 15-10-2023 (Domingo) | 08:30 - 12:30 | 4:00 | Presencial |
6 | 15-10-2023 (Domingo) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-10-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |