Atividades de Exploração da Natureza - Pedestrianismo II turma 235

Apresentação

O contacto com a natureza revela trazer benefícios para a saúde, tais como a capacidade de recuperação dos níveis deconcentração ou até mesmo para contrariar os comportamentos sedentários trazidos pelas tecnologias não móveis (ex.:consolas de jogos, computadores, entre outros). Neste momento podemos encontrar, em Portugal, percursos pedestres balizados, sinalizados e com standards de segurança, que nos permitem caminhar e simultaneamente estar em contacto com a natureza sem perturbar o ambiente circundante Cria-se assim uma alternativa a exercícios físicos mais complexos, e seguros para qualquer um. O pedestrianismo é, pois, a atividade desportiva, turística e ambiental que consiste em percorrer percursos a pé ao longo de caminhos e trilhos, preferencialmente tradicionais ou históricos, na natureza ou em meio urbano. Ao contrário de outras actividades de ar livre, a prática de pedestrianismo não envolve grandes dificuldades técnicas

Destinatários

Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.

Objetivos

• Apreender os conceitos base do pedestrianismo. • Estabelecer redes de cooperação, estimulando o trabalho colaborativo entre docentes de vários estabelecimentos de ensino. • Desenvolver práticas inovadoras de desenvolvimento da educação física, tendo por base as atividades de exploração da natureza e em particular o pedestrianismo, dinamizadas fundamentalmente através de atividades de grupo no exterior. • Sintetizar normas que viabilizem a execução dos percursos, com manutenção da segurança e do respeito pelo meio ambiente. • Selecionar/utilizar as aplicações existentes para dispositivos móveis. • Orientar-se no espaço, recorrendo ao GPS. • Dominar os conceitos base de ORIENTAÇÃO • Interpretar a legislação e regulamentação específica da atividade. • Reconhecer e analisar as exigências técnicas, físicas e psicológicas predominantes da modalidade.

Conteúdos

SESSÕES TEÓRICAS (4 horas) • Sessão nº 1 (4 horas) – Apresentação dos formadores. Apresentação do Curso de Formação. • Caraterização generalizada das atividades de exploração da natureza, com ênfase no pedestrianismo. • Reflexão sobre os contributos destas atividades (e da sua abordagem), para o desenvolvimento global do aluno, bem como as interligações possíveis com as restantes disciplinas curriculares. • A didática e a pedagogia, “sempre de mão dada”, no ensino das atividades de exploração da natureza. SESSÕES PRÁTICAS (21 horas) – 3 Percursos no concelho de Proença a Nova • Sessão Nº 2 – TP1 trilho da praia da Aldeia Ruiva • Sessão Nº 3 – PR 5 Rota dos Recantos e Encantos (Sobreira Formosa) • Sessão Nº 4 - PR 8 Caminho do Xisto da Figueira No início de todas as sessões práticas será feito o enquadramento de âmbito histórico / ambiental da zona de implementação do PR respetivo, bem como do cumprimento das normas de segurança do mesmo.

Metodologias

A ação terá um carácter maioritariamente prático, realizado em meio ambiente natural, aproveitando os diferentes tipos de percurso de pequena rota (PR), nomeadamente os de âmbito paisagístico, natural e histórico. Será composta por 4 sessões, em que a primeira, de 4 horas, será teórica. As restantes serão eminentemente práticas, e terão o seguinte “programa tipo” 1. Viagem até ao local 2. Breefing sobre os assuntos relativos ao PR em causa, nomeadamente: Enquadramento natural/geológico/histórico e social – entrega de desdobrável 3. Realização da 1º parte do percurso 4. Pausa para almoço 5. Realização da 2ª parte do percurso 6. Final do percurso – reflexão sobre a atividade.

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Bibliografia

Programas de Educação Física (ensino básico e ensino secundário)(2001) . Direção Geral da Educação.Tovar, Z. (2010)Carvalho, P. (2010). Pedestrianismo e percursos pedestres. Cadernos de Geografia, Nº 28/29. Centro deestudos de geografia e ordenamento do território.Carvalho, P. (2010). Pedestrianismo e percursos pedestres. Cadernos de Geografia, Nº 28/29. Centro de estudos degeografia e ordenamento do território.

Formador

Manuel Jorge Garcia Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 07-10-2023 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
3 08-10-2023 (Domingo) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
4 10-10-2023 (Terça-feira) 08:30 - 12:30 4:00 Presencial
5 15-10-2023 (Domingo) 08:30 - 12:30 4:00 Presencial
6 15-10-2023 (Domingo) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 19-10-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 07-10-2023
Fim: 19-10-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-121198/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Proença a Nova