A RACIONALIDADE DAS LIDERANÇAS NAS ESCOLAS "DITAS PERIFÉRICAS” turma 17 I 23.24 I
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
1-A hegemonia da racionalidade instrumental na educação; 2- A racionalidade instrumental na organização escolar; 3- Por uma racionalidade emancipatória; 4-As lideranças periféricas nos Agrupamentos de Escolas - A democracia pela decisão. A escola, para se estabelecer como uma organização verdadeiramente democrática, deve promover a prática da participação indagadora e refletida e da liberdade enquanto testemunho da racionalidade emancipatória.
Bibliografia
-Carvalho, Maria João, & Joana, Luciana. (2022). Distância espacial e distância social: a racionalidade da educação periférica. Revista Lusófona de Educação, 55, 153, 165. -Carvalho, Maria João, (2021). A colonização da Escola pela racionalidade instrumental. Revista Lusófona de Educação, 54, 35-48. -Carvalho, Maria João (2009). Paulo Freire: A construção da escola democrática a partir da decisão. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Brasil), 25(3), 385-568
Observações
Formadores: Professora Doutora Maria João Cardoso de Carvalho (UTAD/Vila Real e investigadora CIIE do Porto) coordenador da sessão Professor Doutor Ernesto C. Martins do IPCB/ESECB
Formador
Ernesto Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-11-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |