Artes e cultura com a biblioteca escolar turma 01ICFAE.RBE2324
Apresentação
O Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) serve o propósito de criar oportunidades de aprendizagem amplas, imaginativas, participativas e ligadas ao currículo e à comunidade educativa que permitam a todos viver em inteira liberdade, realizarem-se e responderem aos desafios. No âmbito do Regime Jurídico da Educação Inclusiva e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Ministério de Educação), bem como do Programa de Ação Global de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (UNESCO) e das alianças que mantem com instituições educativas ligadas à arte e à cultura, a RBE vem, através desta ação, propor e incentivar a realização com a biblioteca de atividades práticas que ligam os currículos/ literacias/ competências às artes e cultura e à realidade, permitindo a todos fruir e recriar este património, transformando-se a si próprios e ao mundo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender a criação artística e cultural como resultado da experimentação de possibilidades do ser humano em busca de um propósito e de dignidade. - Estimular a criação, com a biblioteca escolar, de desafios educativos ligados às artes e à cultura e alicerçados numa visão integral e humanista do currículo. - Incentivar a criação de oportunidades de aprendizagem com a biblioteca, acessíveis a todos e que permitam formar públicos no âmbito das artes e da cultura. - Aprofundar uma voz própria que dê vida e visibilidade ao património e induza à participação nos seus contextos. - Aproximar, a partir daa biblioteca, as artes, a cultura e o artista/ autor das pessoas e da realidade.
Conteúdos
- A biblioteca escolar enquanto laboratório artístico e cultural (3 horas online síncronas + 3 horas online assíncronas): - Desafios artísticos e culturais ancorados no currículo e que permitem a todos trabalhar e participar em diferentes contextos da realidade. - Oportunidades de aprendizagem em que as pessoas podem interpretar, descobrir, experimentar e aprender. - Reflexão sobre o propósito e o valor das artes e da cultura com a biblioteca (3 horas online síncronas + 3 horas online assíncronas): - Facilitar a educação de qualidade criadora do gosto por aprender, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável. - A descentralização e a transversalidade das artes e da cultura.
Metodologias
Este curso de formação terá a duração de 12 horas - 4 sessões, cada uma de 3 horas - e será organizado e desenvolvido em formato e-learning (formação à distância), através de sessões síncronas por videoconferência e de sessões assíncronas com apresentação de reflexões e partilha de conhecimentos e experiências pedagógicas, realizadas a partir da plataforma moodle. Irá basear-se em apresentações teórico-práticas, em atividades práticas, fóruns de discussão e exemplos. Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo e privilegiadas propostas integradoras práticas ligadas aos contextos de cada escola e agrupamento de escolas.
Avaliação
Avaliação contínua dos formandos mediante participação nas atividades propostas, trabalhos produzidos individualmente e em grupo e relatórios individuais. A avaliação dos formandos será expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação, os contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Comissão Executiva do Plano Nacional das Artes. (2019). Plano Nacional das Artes 2019- 2024: Uma Estratégia - Um Manifesto. Disponível em: https://www.pna.gov.pt/manifesto-pna/Ministério da Educação. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfMinistério da Educação. (2018). Regime Jurídico da Educação Inclusiva - Decreto-lei n.º 54/201. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/115652961ONU. (2015). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/Unesco. (2020). ESD for 2030: Whats next for Education for Sustainable Development? Retrieved from: https://en.unesco.org/news/esd-2030-whats-next-education-sustainable-development
Observações
Dado que a formação será desenvolvida na modalidade de e-learning só poderá ter 15 formandos.
Formador
Pedro Rafael Neto Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-11-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 06-12-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 13-12-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 20-12-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |