4º ENCONTRO EDUCATIVO DA BEIRA BAIXA 2023 _ Inclusão Escolar turma 12 I 23.24
Apresentação
A primeira década deste século trouxe um compromisso efetivo com a educação inclusiva (UNESCO, 2009) e apresentou-se como resposta efetiva às barreiras de aprendizagem dos alunos. A publicação do Decreto lei nº 54/2018 de 6 de julho e o Decreto Lei nº 55/2018 de 6 de julho, estabelece a inclusão, a garantia da equidade e o convite à participação de todos como mais valia para a aprendizagem, ensino e avaliação responsabilizando, assim, todas as escolas. Decorridos quatro anos já é possível verificar o que se fez e o que falta realizar em torno da política publica, partilhando de forma reflexiva e perspetivando possibilidades facilitadoras de diminuir barreiras de aprendizagem e a garantia de mais e melhor equidade no acesso à aprendizagem, ao ensino e avaliação por todos os alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Identificar no quadro legislativo português as possibilidades conferidas às escolas na implementação da Inclusão. 2. Reconhecer o que acontece através dos processos de monitorização e acompanhamento efetuado pelas escolas. 3. Partilhar práticas e perspetivar soluções para uma melhor aplicação nas salas de aula.
Conteúdos
Educação Inclusiva: contextualização; enquadramento legal; medidas à inclusão: a) Medidas universais; medidas seletivas; medidas adicionais: Identificação; planificação: objetivos mesuráveis e/ou de qualidade; indicadores; aplicação e monitorização da/as medida(as). b) DUA_Desenho Universal das Aprendizagens c) Abordagem multinível b) Partilha de práticas e reflexão.
Bibliografia
Ainscow, M., Dyson, A. & Weiner, S. (2012). From exclusion to Inclusion. A review of international literature on ways of responding to students with special needs in schools.CfBT. UNESCO (2015). Educação para a cidadania global - preparando alunos para os desafios do século XXI. Consultado em http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002343/234311por.pdf ROLDÃO, M. (2003). Diferenciação Curricular e Inclusão: Perspectivas sobre a inclusão da educação à sociedade. Porto Editora. PEREIRA F. et al (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Cosme, A. ( 2018) Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e estratégias de Ação. Porto Editora. DECRETO- LEI Nº 54/2018, de 6 de junho, 1ª série – N.º 129.
Anexo(s)
Observações
20.09.2023_ das 17h30 às 20h30 Orador: Dr. David Rodrigues 25.10.2023_ das 17h30 às 20h30 (data a confirmar) Orador: Dr. António Lopes (Coordenador da AFC Centro)
Formador
David António Rodrigues
Joaquim José Manteigas Picado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-09-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-11-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |