316

Scratch como recurso educativo turma 08 I T3

Apresentação

Existe a perceção generalizada de que os jovens parecem ser cada vez mais consumidores passivos pouco autónomos e menos motivados intrinsecamente para a aprendizagem em contexto escolar.A necessidade que gera o engenho a imaginação e a criatividade perdem-se para muitos ao longo do percurso escolar de 12 anos. Como consequência os alunos não desenvolvem competências denível superior que lhes permitam transformar-se em cidadãos críticos criadores e construtores. Promove o desenvolvimento da autonomia e da criatividade a competência de resolução de problemas desenvolvendo o raciocínio lógico e o sentido crítico bem como a capacidade de cooperação comoutros. É também fundamental a exploração construção e partilha de recursos para utilizar em sala de aula (criação de situações de aprendizagem) para que todas as experiências possam frutificar e sergeneralizadas abrindo espaço à consolidação de uma comunidade de educadores já iniciada em http://eduscratch.dge.mec.pt/ (Projeto EduScratch – parceria entre a ERTE/DGE MEC, CCTIC daESE/IPS e SAPO Kids). É urgente desenvolver nas crianças e jovens a motivação para a criação antes da motivação para o consumo e promover uma utilização das TIC que coloque os alunos no centro da acão educativa inovando e recriando formas de aprender com elas e sobre elas e não perpetuando os modos de funcionar em sala de aula centrados no professor.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Conhecer a ferramenta Scratch – princípios gerais de funcionamento - Dominar a utilização da ferramenta Scratch enquanto ambiente de programação para desenvolver projetos com animação de sprites, com sons e com recurso a variáveis. - Utilizar adequadamente os comandos e as estruturas de controlo da linguagem Scratch Reconhecer o potencial educativo do Scratch - Conceber situações de aprendizagem de natureza transversal para a sua área curricular em conexão com outras áreas.

Conteúdos

1. Contextualização e exploração da ferramenta Scratch 1.1 Breve história do Scratch (do MIT para Portugal). O projeto EduScratch e os recursos de apoio disponíveis online. 1.2 Apresentação e debate a partir de bons exemplos de projetos Scratch desenvolvidos em ambiente escolar e contextos educativos que os enquadraram. 1.3 Comandos da linguagem de programação Scratch: função e combinação na produção de blocos de programação (scripts) – Movimento, Aparência, Som, Caneta, Variáveis, Controlo, Operações, Sensores. 1.4 Outros elementos da ferramenta Scratch e sua utilização – Ciclos, Informação do “Sprite”, Editor de desenho. 1.5 Início do desenvolvimento de projetos Scratch que possam ser usados como Recursos Educativos Digitais (RED) e, posteriormente, desenvolvidos pelos próprios alunos em contexto de sala de aula. 2. O Scratch como ferramenta transversal ao currículo 2. 1 Potencialidades do Scratch nos processos de ensino/aprendizagem e estratégias de utilização educativa desta ferramenta em diferentes áreas curriculares, numa perspectiva transversal. 2.1.1 Desenvolvimento de competências transversais nos alunos, com recurso à exploração da ferramenta Scratch no contexto do Projeto Curricular de Turma. 2.1.2 Modelos de planificação/avaliação de situações de aprendizagem mais adequados (atividades com o Scratch em interação com outras ferramentas e com outras disciplinas). 2.2 Continuação do desenvolvimento de projetos Scratch que possam ser usados como Recursos Educativos Digitais (RED) e, posteriormente, desenvolvidos pelos próprios alunos em contexto de sala de aula. 3 – Cenários de aprendizagem, reflexão e partilha 3.1 Conceção de cenários de aprendizagem em diferentes contextos curriculares que promovem a articulação de conteúdos e a transversalidade das competências a desenvolver pelos alunos. 3.2 Partilha de reflexões e projetos desenvolvidos.

Metodologias

As sessões presenciais/síncronas são destinadas à exploração do SCRACHT e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração da ferramenta digital para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das competências digitais dos docente e, consequentemente, dos alunos. Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se: - Assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensino-aprendizagem com alunos, articulando o SCRACHT com o respetivo currículo, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha.

Avaliação

A avaliação da atividade desenvolvida neste curso por cada formando é realizada de modo continuado pelo formador tendo como referência os objetivos da ação. Devem ser tomados em consideração os seguintes aspetos: - os trabalhos práticos e reflexões produzidos pelos formandos a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos (classificados na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores - Insuficiente 5 a 6,4 valores - Regular 6,5 a 7,9 valores - Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores – Excelente Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos. Elaboração de relatório final por parte dos formandos.

Bibliografia

https://scratch.mit.edu/ http://eduscratch.dge.mec.pt/ https://caspae.pt/all-in-scratch/tutoriais-de-scratch/ Coding with scratch made easy - Carol Vorderman (Autor)

Formador

Luís Paulo Afonso Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-10-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 25-10-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 31-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 07-11-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 14-11-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 18-10-2023
Fim: 14-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116746/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: AE Afonso de Paiva_Sala 16