310

Jogos Desportivos Coletivos : Atualização de regras e regulamentos turma 02CFAE.APEF_23

Apresentação

Ao fazer parte do currículo de todos os alunos ao longo do ensino básico e Secundário a disciplina de Educação Física desempenha no quadro do sistema educativoportuguês 1 papel fundamental no desenvolvimento da criança e do jovem. Entre as matérias que os alunos abordam e que estão incluídas nos Programas Nacionais de Educação Física ou fazem parte das várias possibilidades do DesportoEscolar estão os jogos desportivos coletivos que, na generalidade das escolas, estão incluídos nos planos curriculares de Educação Física. Entre os jogos desportivos coletivos que fazem parte do programa destacam-se o andebol, o voleibol, o futsal e o basquetebol, modalidades desportivas cujos seusregulamentos específicos têm sofrido alterações que são promovidas pelas instituições internacionais que tutelam as referidas modalidades. Tendo em conta a importância que o conhecimento das regras permite melhorar o jogo permite criar pelos professores melhores estruturas táticas para as equipas demodo a dar aos alunos todas as possibilidades de mostrarem as suas qualidades é fundamental que os professores de EFísica acompanhem as alterações dosregulamentos e regras que são realizadas.

Destinatários

Professores do Grupo 260 do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 620 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 260 do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 620 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 260 do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 620 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário.

Objetivos

Desenvolver nos docentes conhecimentos na área das regras e regulamentos das modalidades desportivas; Identificar as alterações realizadas nas regras e regulamentos e implicações no jogo; Dotar os formandos de competências que lhes permitam fazer formação de árbitros no âmbito do Desporto Escolar;

Conteúdos

Apresentação da ação de formação (0,5H) Regras do jogo de andebol (2H) Regulamentos específicos de andebol e adaptações no Desporto Escolar (1,5H) Regras do jogo de voleibol (2H) Regulamentos específicos de voleibol e adaptações no Desporto Escolar (1,5H) Regras do jogo de basquetebol (2H) Regulamentos específicos de basquetebol e adaptações no Desporto Escolar (1,5H) Regras do jogo de futsal (2H) Regulamentos específicos futsal e adaptações no Desporto Escolar (1,5H) Avaliação da ação (0,5H)

Metodologias

A ação implicará sessões teórico-práticas, alternando em cada sessão os momentos de exposição de teoria e de caráter mais prático e de partilha. O recurso a exercícios práticos de dinâmica de grupo será pertinente na exemplificação de determinados conteúdos e, na aquisição de certas competências pelosformandos. A estrutura da ação está organizada para que a mesma decorra dos aspetos mais básicos aos mais complexos e assim haver uma sequência lógica em toda a ação de formação.

Avaliação

A avaliação dos formandos terá em conta o empenho bem como o envolvimento manifestado pelos formandos nas atividades propostas; Serão ainda considerados na avaliação o trabalho prático e os trabalhos produzidos. Realização de um relatório no final da formação. A avaliação quantitativa dos formandos na escala de 1 a 10 valores, será de acordo com os critérios definidos pelo CCPFC e a DGRHE

Bibliografia

Direção Geral de Educação (2015). Regulamento Específico de Andebol-2013_2017. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Disponível emhttp://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_andebol_13_17_revisto_em_set_2016.pdf Direção Geral de Educação (2015). Regulamento Específico de Futsal-2013_2017. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Disponível em http://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_futsal_13_17revisto_em_setembro_2015.pdf;Direção Geral de Educação (2015). Regulamento Específico de Basquetebol-2013_2017. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Disponível emhttp://www.dgeste.mec.pt/dsrlvt/de/clde/lis-20142015/RE_Basquetebol_2013-2017%20_Set_2014.pdf Direção Geral de Educação (2015). Regulamento Específico deVoleibol-2013_2017. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Disponível em http://www.desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_voleibol_13_17revisto_em_set_2016.pdfFederação Portuguesa de Basquetebol (2014). Regras Oficiais de Basquetebol Aprovadas pela FIBA (2014). Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Federação Portuguesa deFutebol (2015). Leis do Jogo 2015-16. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Disponível em http://www.afporto.pt/AFPORTO/Leis-de-JogoFederação Portuguesa de Futebol (2016). Regulamento Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017).Federação Portuguesa de Futebol(2016). Regulamento Campeonato Nacional da I Divisão de Futsal. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017).Federação Portuguesa de Voleibol (2014) – Regras Oficiais de voleibol de praia aprovadas em 2014. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017). Federação Portuguesa de Voleibol(2015). Regras Oficiais de Provas 2015-2016. Lisboa. (Consult. 16 jan. 2017).

Formador

João Paulo Ramos Ramalho

Maria de Jesus Daniel Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-06-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 13-06-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 14-06-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 15-06-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 16-06-2023 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 12-06-2023
Fim: 16-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119535/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 15 h
Local: Plataforma Digital