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2º Encontro Educativo da Beira Baixa 2023 “Cidadania e Desenvolvimento” turma 23 I 22.23

Apresentação

A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) surge no ano letivo 2017/2018 como documento integrador. Após estes anos, a Cidadania e Desenvolvimento constitui uma referência curricular e de gestão do currículo nas escolas públicas e privadas portuguesas de grande relevância no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, alinhada com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais. Estando nós no ano letivo 2022/2023, faz todo o sentido identificar, reconhecer e perceber do ponto de vista do ensino, da aprendizagem e da avaliação, como se faz, o que se tem feito e o que falta fazer.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

1. Identificar práticas de concretização da Estratégia da Cidadania e Desenvolvimento. 2. Reconhecer os processos de recolha de dados com vista à avaliação para as aprendizagens e avaliação da aprendizagem. 3. Monitorizar a concretização da Estratégia da Cidadania e Desenvolvimento. 4. Partilhar e refletir sobre a implementação de boas práticas.

Conteúdos

• Suporte conceptual das políticas públicas portuguesas com vista à enunciação da Estratégia. • Concretização Curricular da Cidadania e Desenvolvimento, avaliação e monitorização. • Partilha de Práticas e perspetivas futuras.

Bibliografia

ENEC. (2017). Lisboa: Direção Geral da Educação. Perrenoud, P. (2004). Escola e Cidadania. ASA. Silva, A. R. (2012). Educação para a cidadania: o caso português. Aveiro: Universidade de Aveiro OCDE (2018). PISA. Preparing our youth for na inclusive and sustainable world. The OECD PISA global competence framework. Consultado em https://asiasociety.org/sites/default/files/inline-files/teaching-for-globalcompetence-in-a-rapidly-changing-world-edu.pdf Fernandes, D. (2021). Para uma fundamentação e melhoria das práticas de avaliação pedagógica no âmbito do Projeto MAIA. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.

Observações

Esta ação de formação de curta duração destina-se a facultar vagas aos docentes que não se inscreveram anteriormente na ação de formação, na modalidade de curso, acreditada pelo CCPFC, com 18 horas e que pretendam frequentar apenas a ação de curta duração.

Formador

Joaquim José Manteigas Picado

Joaquim Manuel Antunes Faustino

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-06-2023 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 24-06-2023 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 24-06-2023
Fim: 24-06-2023
Acreditação: 23 I 22.23 I CFAE Altotejo
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Aud. do Inst. Port. Juventude e Desporto -Castelo Branco