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Saúde Mental em crianças e jovens turma 25 I 22.23

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

Intervir nas problemáticas, no âmbito da saúde e intervenções socioeducativas; Desenvolver conhecimentos, capacidades e competências (teóricas e práticas) no âmbito da saúde mental; Intervir e Qualificar as equipas multidisciplinares, atuando em interdisciplinaridade, promovendo a transdisciplinaridade no resultado das intervenções; Conhecer e relacionar os programas, modelos e metodologias de intervenção em saúde mental; Promover a saúde mental das crianças, adolescentes e comunidade educativa; Conhecer metodologias e técnicas de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção na saúde metal; Promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, da saúde mental em contexto escolar; Possibilitar um eficaz encaminhamento com maior eficácia em situações complexas;

Bibliografia

Barnes, J., & Muller, L. (1998). Promoção da Saúde Mental: uma Perspectiva Desenvolvimental. Psychology, Health & Medicine, 3 (1). Carvalho, J. S., Marques-Pinto, A., & Marôco, J. (2016). Adaptação e avaliação do MindUp um programa de competências socioemocionais através de práticas de mindfulness, no 1º ciclo do ensino básico. In A. Marques-Pinto, & R. Raimundo (Eds.), Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal (pp. 291-320). Lisboa: Coisas de Ler. Coelho, V. A., Sousa, V., & Marchante, M. (2016). “Atitude Positiva”: Um resumo de 12 anos de resultados de aplicação de programas de aprendizagem socioemocional. In A. Marques-Pinto, & R. Raimundo (Eds.), Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal (pp. 373-398). Lisboa: Coisas de Ler. Coordenação Nacional para a Saúde Mental (2008). Plano nacional de saúde mental 2007-2016 (Resumo Executivo). Retirado do sítio da internet do Alto Comissariado da Saúde: http://www.acs.min-saude.pt/2008/01/18/plano-accao-servicos-de-saude-mental/. Direção Geral da Saúde (2022). Não há saúde sem saúde mental: Programa nacional para a saúde mental. Lisboa: Autor. In https://saudemental.min-saude.pt/.

Anexo(s)

Cartaz

Programa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-04-2023 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 21-04-2023 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 21-04-2023
Fim: 21-04-2023
Acreditação: 25 I 22.23 I CFAE Altotejo
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Instituto Português do Desporto e Juventude I Castelo Branco