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Saúde Mental em crianças e jovens turma 25IPND22.23

Apresentação

A escola em parceria na organização pressupõe uma coordenação planeada de atividades que visam o conhecimento de estratégias de intervenção no âmbito da saúde Mental e respetivas intervenções socioeducativas; Desenvolvimento de ferramentas para capacitação de resposta adequada do pessoal não docente no âmbito da saúde mental.

Destinatários

Técnico Superior

Objetivos

Dotar e colmatar a falta de ferramentas para capacitação de resposta adequada do pessoal não docente no âmbito da saúde mental, para com a comunidade escolar. Capacitação de competências no âmbito da saúde mental; Aprofundar o conhecimento na intervenção e Qualificação das equipas multidisciplinares e Pessoal não docente, nas metodologias de atuação ao nível da interdisciplinaridade, promoção da a transdisciplinaridade no resultado das intervenções.

Conteúdos

Módulo 1 - Definição e Contextualização da Saúde Mental (2 horas teóricas, 1 hora prática) • Definição dos conceitos de saúde e bem-estar mental • Riscos para a saúde e impacto no bem-estar mental • Saúde mental no contexto escolar Módulo 2 - Medidas de Prevenção e Promoção da Saúde Mental (1 hora teórica, 1 hora prática) • Medidas de prevenção e promoção da saúde mental em contexto socioeducativo • Medidas de prevenção e promoção da saúde mental a nível individual Módulo 3 - Orientações Intervenientes na Promoção e Prevenção da Saúde Mental (1 hora teórica, 1 hora prática) • Orientações na prevenção e promoção da saúde e bem-estar mental

Avaliação

Participação (%) : 90 Teste escrito / Trabalhos (%) : 10

Modelo

Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação Avaliação: 0-20

Bibliografia

Barnes, J., & Muller, L. (1998). Promoção da Saúde Mental: uma Perspectiva Desenvolvimental. Psychology, Health & Medicine, 3 (1). Carvalho, J. S., Marques-Pinto, A., & Marôco, J. (2016). Adaptação e avaliação do MindUp um programa de competências socioemocionais através de práticas de mindfulness, no 1º ciclo do ensino básico. In A. Marques-Pinto, & R. Raimundo (Eds.), Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal (pp. 291-320). Lisboa: Coisas de Ler. Coelho, V. A., Sousa, V., & Marchante, M. (2016). “Atitude Positiva”: Um resumo de 12 anos de resultados de aplicação de programas de aprendizagem socioemocional. In A. Marques-Pinto, & R. Raimundo (Eds.), Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal (pp. 373-398). Lisboa: Coisas de Ler. Coordenação Nacional para a Saúde Mental (2008). Plano nacional de saúde mental 2007-2016 (Resumo Executivo). Retirado do sítio da internet do Alto Comissariado da Saúde: http://www.acs.min-saude.pt/2008/01/18/pl

Anexo(s)

Cartaz

Programa

Formador

Joaquim Manuel Antunes Faustino

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-04-2023 (Sexta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 21-04-2023 (Sexta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Início: 21-04-2023
Fim: 21-04-2023
Acreditação: DGAE/978/2023
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 7 h
Local: Instituto Português do Desporto e Juventude I Castelo Branco