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Encontros Educativos da Beira Baixa 2023 turma 12.13.14/T1

Apresentação

Este Curso, na modalidade de seminário, decorre dos desafios que têm sido colocadas às escolas por via das alterações legislativas desencadeadas pelo Decreto-Lei n.º54/2018 (Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva), Decreto-Lei n.º55/2018 (Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens), pelas políticas públicas no âmbito do Transição Digital (Resolução de Conselho de Ministros n.º30/2020, de 21 de abril) e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

• Reconhecer as possibilidades dadas às escolas, pela via da autonomia e flexibilidade curricular. • Identificar no âmbito da gestão curricular e flexibilidade o alcance do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. • Operacionalizar as possibilidades que são conferidas às escolas através da gestão superior a 25% das matrizes curriculares-base aodesenvolvimento de Planos de Inovação. • Identificar a educação digital como um meio no desenvolvimento do trabalho de projeto. • Reconhecer as TIC como recuso educativo para aprender, ensinar e avaliar. • Reconhecer práticas de concretização da Estratégia da Cidadania e Desenvolvimento. • Reconhecer os processos de recolha de dados com vista à avaliação para as aprendizagens e avaliação da aprendizagem. • Monitorizar a concretização da Estratégia da Cidadania e Desenvolvimento. • Partilhar e refletir sobre a implementação de boas práticas.

Conteúdos

• Reconhecer as possibilidades dadas às escolas, pela via da autonomia e flexibilidade curricular. • Identificar no âmbito da gestão curricular e flexibilidade o alcance do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. • Operacionalizar as possibilidades que são conferidas às escolas através da gestão superior a 25% das matrizes curriculares-base ao desenvolvimento de Planos de Inovação. • Identificar a educação digital como um meio no desenvolvimento do trabalho de projeto. • Reconhecer as TIC como recuso educativo para aprender, ensinar e avaliar. • Reconhecer práticas de concretização da Estratégia da Cidadania e Desenvolvimento. • Reconhecer os processos de recolha de dados com vista à avaliação para as aprendizagens e avaliação da aprendizagem. • Monitorizar a concretização da Estratégia da Cidadania e Desenvolvimento. • Partilhar e refletir sobre a implementação de boas práticas. Conteúdos da ação • Opções curriculares e dinâmicas pedagógicas em consonância com a especificidade do Projeto Educativo de cada Agrupamento ou Escola não Agrupada. • Flexibilização e contextualização na gestão do currículo para que todos os alunos alcancem o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. • Gestão superior a 25 % das matrizes curriculares-base com vista ao desenvolvimento de Planos de Inovação. • Partilha de Práticas. • Suporte conceptual das políticas públicas portuguesas com vista à enunciação da Estratégia de Cidadania e Desenvolvimento. • Concretização Curricular da Cidadania e Desenvolvimento, avaliação e monitorização. • Partilha de Práticas. • Políticas Educativas: Transição Digital nas Escolas. • Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICe) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e decisões pedagógicas do ensino, da aprendizagem e da avaliação dos alunos. • Partilha de Práticas.

Metodologias

Sugere-se a metodologia expositiva, mas com momentos dialógicos, onde os participantes, das diversas áreas de saber, possam exporas suas ideias e debater. Apresentação de práticas e experiências. Apresentação de reflexão crítica individual

Avaliação

Avaliação contínua presencial. Apresentação de reflexão crítica individual. A avaliação será expressa em termos quantitativos ao longo de todo o processo de formação, tendo por base questionários e relatórios. Será utilizada uma escala de 1 a 10 valores, assim distribuídos: - participação: 20%; - trabalho produzido: 80%.

Bibliografia

Cosme. A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Porto Editora. DGE (2021). Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC). - Relatório de Acompanhamento, Monitorização e Avaliação 2020/2021. Martins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral daEducação (DGE). Moura, A. (2017). Tecnologias móveis na aula: aprendizagem baseada em projetos. Aprendizagem, TIC e Redes Digitais (pp. 78-98).Lisboa: CNE. Disponível em: http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LIVRO_TIC_ RedesDigitais.pdf Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.

Anexo(s)

202307_3encontro_bb_finalfinal.pdf

Observações

A presente ação de formação é constituída por 3 seminários onde serão abordadas temáticas educativas emergentes e que poderão ser considerados individualmente para efeitos de emissão de certificado de ação de curta duração. Encontros Educativos da Beira Baixa 1º "Autonomia e Flexibilidade Curricular" 2º "Cidadania e Desenvolvimento" 3º"Plano de Transição Digital das Escolas"

A presente ação de formação é constituída por 3 seminários que poderão ser considerados individualmente para efeitos de emissão de certificado de ação de curta duração. Encontros Educativos da Beira Baixa 1º "Autonomia e Flexibilidade Curricular" 2º "Cidadania e Desenvolvimento" 3º "Plano de Transição Digital das Escolas"

Formador

Joaquim José Manteigas Picado

Luís Paulo Afonso Gonçalves

Joaquim Manuel Antunes Faustino

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-05-2023 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 20-05-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 24-06-2023 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 24-06-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 12-07-2023 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
6 12-07-2023 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 20-05-2023
Fim: 12-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119006/22
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 18 h
Local: Aud. do Inst. Português do Desp.e Juventude I Castelo Branco