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Indisciplina(s) na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção turma 20/T1_POCH

Apresentação

A indisciplina e violência nas escolas são sentidas como fatores que contribuem para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos. De acordo com a literatura no domínio, a problemática tende a agravar-se, o que justifica uma leitura e intervenção integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. Trata-se de um fenómeno complexo que se manifesta de diversos modos e graus de intensidade, com génese em múltiplos fatores de ordem social, familiar, pessoal e escolar (Amado, 2000; Amado & Freire, 2009; Lopes, 2009; Menezes, 2003).

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Aprofundar conhecimentos sobre os fenómenos de indisciplina, bullying e violência escolar; • Desenvolver competências de comunicação, relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; • Reforçar uma atitude proativa na resolução de situações-problema e promocional do clima psicossocial das respetivas escolas; • Desenvolver estratégias de intervenção dirigidas à promoção do clima psicossocial das respetivas escolas e à prevenção e tratamentode situações de indisciplina; • Privilegiar práticas integradas e sustentadas de intervenção nos fenómenos de indisciplina, bullying e violência escolar;

Conteúdos

• A formação recorrerá a metodologias expositivas, interrogativas e ativas. Pretende-se iniciar a exposição de conteúdos com umlevantamento dos conhecimentos e experiências prévios dos formandos, de forma a valorizar os conhecimentos e competências jáadquiridos em contexto real. Sempre que possível, serão privilegiadas metodologias ativas na abordagem aos conteúdos da ação, • Sessões teórico-práticas (exposição de conteúdos, debate de temáticas, análise de casos e acompanhamento da componente prática); • Sessões de trabalho autónomo e participativo (concepção, execução e avaliação de projeto);

Metodologias

Trabalho presencial I. Contextualização da problemática (6 horas ) Definição e caracterização de indisciplina, bullying e violência escolar; Tipologias associadas (alunos problemáticos; comportamentos problemáticos; níveis de indisciplina);Formas típicas de atuação; II. Estratégias de intervenção nos fenómenos de indisciplina, bullying e violência escolar Prevenção daindisciplina (ao nível da sala de aula, ao nível da escola) (3 horas); Correção da indisciplina (integração/estimulação, dominação/imposição, dominação/ressocialização)( 3horas ); Punição da indisciplina (2 horas); III. Projetos de intervenção nos fenómenos de indisciplina, bullying e violência escolar Prevenção da indisciplina (e.g., Ser+ - Programa de Promoção do Clima Psicossocial) ( 4 horas); Correção daindisciplina (e.g., Vamos cooperar! - Programa de tutoria de pares e de mediação de conflitos) ( 4horas); Outros projetos de intervenção (3 horas) Trabalho autónomo • Análise de projetos de intervenção na indisciplina; • Elaboração de projeto de intervenção na indisciplina a aplicar na respetiva escola/turma; • Implementação do projeto, ou parte do mesmo, na respetiva escola/turma; • Avaliação dos projetos desenvolvidos;

Avaliação

A avaliação da oficina é feita: a) pelos formandos: resposta a um inquérito elaborado para o efeito e pela reflexão crítica. b) pelo formador: Um relatório elaborado para o efeito c) pelo centro de formação: elaboração de um relatório global de avaliação com base nos instrumentos avaliativos utilizados por formandos e formador

Bibliografia

Amado, J. (2000). A construção da disciplina na escola. Suportes teórico-práticos. Porto: CRIAP/ASA. Amado, J. & Freire, I. (2009). A(s) indisciplina(s) na escola. Compreender para prevenir. Coimbra: Almedina. Carvalho, M. (2008/2009).

Anexo(s)

Formador

Andreia Sofia Rodrigues Balas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-03-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 16-03-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 21-03-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 23-03-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 19-04-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
6 20-04-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 26-04-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 27-04-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 09-03-2023
Fim: 27-04-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117253/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Castelo Branco