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PREVENÇÃO DE PATOLOGIAS DA VOZ NA CLASSE DOCENTE turma 19/T1_POCH

Apresentação

No desempenho da atividade profissional docente, a voz surge como um instrumento de trabalho com tanto de precioso como de ignorado. Esta formação tem como objetivo colmatar uma grande lacuna existente na classe docente no que diz respeito à prevenção das patologias vocais tão frequentes no seio deste grupo profissional. Os profissionais da voz são um grupo profissional que apresenta um elevado risco vocal em virtude do tempo e condições de utilização a que diariamente expõem a sua voz. Esta formação tem como finalidade informar e contribuir para a prevenção do uso profissional da voz através da informação sobre o seu mecanismo, sinais e sintomas de patologia, e estratégias de prevenção e aquecimento vocal.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final desta Oficina de Formação, os formandos deverão ser capazes de: - Conhecer o funcionamento do aparelho fonador e mecanismos básicos de produção vocal, com referência às patologias vocais mais comuns, tipos de disfonia, sintomas e fatores causais; - Dotar o profissional da voz de estratégias de prevenção de mau u so e abuso vocal; - Dotar o profissional da voz de técnicas vocais com o objectivo de potenciar o seu aparelho vocal e prevenir o aparecimento de perturbações vocais; - Por em prática um programa de aquecimento e arrefecimento vocal.

Conteúdos

- Apresentação; 0,5h - Funcionamento do a parelho fonador; 1h - Tipos de disfonia / Patologias vocais; 1h - Sintomas vocais; 1h - Estratégias de prevenção de mau uso e abuso vocal;1h - Sinais de risco/alerta de patologia vocal;1h - Impacto da patologia vocal no desempenho da profissão; 1h - Padrões de postura, respiração e projeção vocal; 2h - Técnicas facilitadoras para a promoção de uma melhor qualidade vocal; 2h - Avaliação funcional de voz; 4h - Avaliação final 0,5h

Metodologias

No início da ação de formação irá ser re alizada uma avaliação funcional de voz a cada um dos formandos. Ao longo das sessões de formação, os formandos irão ser dotados de conhecimentos que lhe permitirão melhorar o desempenho vocal individual. No final da formação irão ser realizadas novas avaliações funcionais. Cada formando será avaliado segundo a evolução da sua capacidade vocal que demonstrou adquirir no decorrer da ação de formação

Avaliação

Trabalhos práticos e reflexões efetuadas a partir das e nas sessões presenciais de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007.Os formandosdeverão elaborar um relatório final.

Bibliografia

Doenças Relacionadas ao trabalho A voz do professor: um instrumento que precisa de cuidado SAÚDE VOCAL E O PROFESSOR DE ENSINO - Editora Realize

Formador

Liliana Isabel Ventura Lucas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-05-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 09-05-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 16-05-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 23-05-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 30-05-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 02-05-2023
Fim: 30-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117256/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Castelo Branco