Psicologia e Coaching Desportivo na Educação Física turma 18/T01_POCH
Apresentação
O foco em outcomes como o fitness, a saúde ou o desenvolvimento de competências não tem sido eficaz na criação de praticantes regulares de exercício físico. Sinal disso é o baixo índice de prática desportiva entre a população (cerca de 30%) e/ou os resultados na prova de Expressões Físico-Motoras (2017), onde 1/3 dos alunos do 2º ano teve dificuldade em participar num jogo de grupo, e mais de40% não conseguiu saltar à corda ou dar uma cambalhota. Esta realidade desafia os professores de EF a procurar novas formas de intervir e ensinar. Uma alternativa ao foco utilitário é criar um foco orientado para a alegria, onde a EF é ensinada porque é agradável, dispõe bem e tem um significado pessoal. O coaching desportivo sublinha a relação pedagógica e enfatiza o papel do professor na motivação e na capacitação dos alunos, promovendo os níveis de autoeficácia e autoestima das crianças e jovens.
Destinatários
Grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos 260 e 620.
Objetivos
No final da formação, os professores deverão estar aptos a: - Compreender o que é a Psicologia e o Coaching Desportivos; - Motivar os alunos a alcançar objetivos pessoais e académicos; - Compreender as implicações dos motivos para a prática e abandono desportivos; - Dispor de estratégias de intervenção na formação desportiva e utilizar o desporto como facilitador do crescimento e desenvolvimentodos alunos; - Identificar objetivos de desempenho, resultado e de processo; - Desenvolver um clima motivacional orientado para a mestria e tarefa; - Identificar as fontes e manifestações da ansiedade e dominar técnicas para melhorar a regulação e a gestão emocionais; - Promover a Autoestima, Autoconfiança e as expetativas de Autoeficácia ; - Desenvolver a Comunicação Eficaz: Atitudes de Comunicação; Assertividade, Escuta ativa; Feedback.
Conteúdos
Módulo 1 –Psicologia do Desporto e Coaching Desportivo: Impacto e benefícios no ensino da EF (3 horas - Presencial) - O que é a Psicologia do Desporto e suas aplicações nas aulas de EF e no Desporto Escolar; - Introdução à metodologia de coaching desportivo; - Aplicação de um modelo de coaching no ensino e na relação com os alunos; - Perspetivas Psicossociológicas com a filosofia da Aula-Treino e do Professor-Coach. Módulo 2 - O desporto e a EF como facilitadores do crescimento e desenvolvimento (4 horas - Presencial) - Motivação e abandono na iniciação desportiva; - Implicações dos motivos para a prática e abandono; - Estratégias de intervenção na formação desportiva; - Promoção do desportivismo e do carácter através da prática desportiva. Módulo 3 - Competências Psicológicas do Professor/Coach (4 horas - Presencial) - Motivação; - Liderança; - Comunicação. Módulo 4 - Competências Psicológicas dos Alunos (4 horas - Presencial) - Motivação; - Regulação Emocional. Módulo 5 – Metodologia do Projeto Investigação-Ação (2 horas - Presencial) - Definição do método; - Vantagens e etapas de implementação; - Métodos de avaliação do projeto. Módulo 6 - Partilha dos projetos de Psicologia/ Coaching Desportivo implementados pelos professores (3 horas - Presencial) O trabalho autónomo (20 horas) deve ser realizado de forma a acompanhar os conteúdos e as temáticas formativas que são ministradas nas sessões presenciais. Cada docente, individualmente ou em pequenos grupos, partindo de uma situação concreta ocorrida em contexto de turma, deve definir um projeto de Investigação-Ação a implementar e, posteriormente, apresentá-lo numa sessão presencial. A implementação dos projetos dos professores será acompanhada do apoio e supervisão do formador, com recurso às novas tecnologias da informação: videochamada, por exemplo.
Metodologias
As sessões serão práticas e teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo: dinâmicas de grupo, trabalho colaborativo, debate, resolução de problemas e exercícios de Role Play. Será também utilizada uma metodologia baseada na Aprendizagem Experiencial, que visa a experiência de um processo de coaching centrado nas necessidades individuais de cada professor. O docentes serão colocados perante desafios com o intuito de os motivar para os temas, de os levar a experienciar diferentes situações e formas de as solucionar. Trabalho Autónomo: Este trabalho será desenvolvido numa perspetiva de Investigação-Ação. Os professores realizarão atividades em pequenos grupos(de 2 ou 3 elementos) ou individualmente. Partindo de uma situação em contexto de aula, os professores devem colocar em prática os conhecimentos e competências desenvolvidos nas sessões presenciais: devem ser eles a decidir quais os temas a trabalhar com os alunos e em que momentos o farão, adequando as atividades às necessidades. As opções metodológicas do formador e dos professores dependerão do tipo de estratégias a implementar.
Avaliação
Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores conforme a Circular nº 3/2007 do CCPFC. O referencial da escala deavaliação/classificação é o seguinte: Insuficiente (de 1 a 4,9 valores), Regular (de 5 a 6,4 valores), Bom (de 6,5 a 7,9 valores), MuitoBom (de 8 a 8,9 valores), e Excelente (de 9 a 10 valores). Os formandos serão avaliados sob o princípio da avaliação contínua, com base em: - Trabalhos realizados no decorrer das sessões; - Participação nas atividades, apresentações e partilha de conhecimentos e experiências; - Implementação do projeto; - Realização de um relatório de reflexão crítica no final da formação.
Bibliografia
Kraft, M.A., Blazar, D., & Hogan, D. (in press). The effect of teaching coaching on instruction and achievement: A meta-analysis of thecausal evidence. Review of Educational Research. Carvalho, M., Matos, M. G., & Anjos, M. H. (2018). Cognitive-Behavioural Coaching: Applications to Health and Personal DevelopmentContexts. EC Psychology and Psychiatry, 7 (3), 119-129. Weinberg, R. S., & Gould, D. (Eds.) (2015). Foundations of sport and exercise psychology. (6th ed.). Champaign, IL: Human Kinetics Cruz, J. F. (Ed). (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO.
Observações
A ação só se realizará com pelo menos 15 formandos. Cronograma adiado a 11/10/2023 a aguardar mais inscritos.
Formador
Paulo Jorge Ferreira Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-10-2023 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 28-10-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 03-11-2023 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 04-11-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 24-11-2023 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 25-11-2023 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |