238

eTwinning: do registo à elaboração de um projeto turma 09 I T1

Apresentação

O eTwinning – a comunidade de escolas da Europa – surgiu em 2005, por iniciativa da Comissão Europeia, no âmbito do programa e-Learning da União Europeia, integrando-se atualmente no Programa Erasmus+. Esta comunidade tem por base um portal europeu online, www.etwinning.net, destinado a professores, diretores e bibliotecários, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, do ensino público ou privado. Esta plataforma dá acesso a um espaço que lhes permite comunicar, colaborar, partilhar e desenvolver projetos com outros agentes educativos europeus, alargando, desta forma, a rede de aprendizagem europeia, através do recurso às tecnologias da informação e comunicação. O NSS português tem procurado apostar na formação dos professores no que respeita à metodologia de trabalho de projeto, tendo por base o eTwinning, e na utilização integrada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em contexto de sala de aula. Neste sentido, têm sido promovidas ações de formação em formato integralmente presencial, b-learning ou totalmente online. O eTwinning tem de preparar os alunos para as competências do século XXI e esse processo poderá passar pela concretização de projetos europeus que surjam integrados no currículo de diferentes disciplinas.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Explorar de forma integrada o eTwinning e as competências do século XXI Discutir e desenhar metodologias de trabalho em contexto de sala de aula que integrem os projetos Promover a utilização das TIC em contexto educativo para potenciar a utilização de dispositivos móveis na sala de aula enquanto meios promotores do desenvolvimento Adquirir conhecimentos que permitam formalizar e gerir projetos através da Plataforma Explorar as principais funcionalidades do espaço virtual no desenvolvimento de um projeto Conhecer exemplos de ferramentas da web 2.0 com virtualidades no desenvolvimento de projetos europeus Consciencializar para a importância do trabalho colaborativo na construção de aprendizagens significativas tanto numa dimensão multilingue como multicultural Promover a participação dos alunos e professores em atividades conjuntas com outras escolas contribuindo para a construção de uma verdadeira cidadania europeia Promover a igualdade de oportunidades a todos os jovens envolvidos no projeto

Conteúdos

Módulo 1: O projeto eTwinning e as competências do século XXI (3 horas) As competências do século XXI. A aprendizagem colaborativa. O eTwinning na base da aprendizagem colaborativa e das competências do século XXI. Módulo 2: Do registo do professor na plataforma eTwinning à elaboração de um projeto (6 horas) Registo no Portal eTwinning Funcionalidades do espaço pessoal eTwinning (eTwinning Live). Passos a seguir para estabelecer parcerias eTwinning. Pesquisa de professores/escolas para o desenvolvimento de projetos colaborativos. Planificação colaborativa de um projeto eTwinning. Módulo 3: Espaço de desenvolvimento do projeto: o TwinSpace (12 horas) Potencialidades do espaço onde se desenvolve o projeto eTwinning (TwinSpace). Ferramentas disponíveis no TwinSpace. Organização, gestão e dinamização do TwinSpace. Desenvolvimento do projeto eTwinning. Módulo 4: Da partilha à colaboração no eTwinning - as ferramentas da web 2.0 (4 horas) Exemplos de ferramentas da web 2.0 que podem ter utilidade no desenvolvimento de projetos eTwinning. Inclusão no TwinSpace dos produtos construídos com ferramentas da web 2.0.

Metodologias

Este curso, com um total de 25 horas presenciais, desenvolver-se-á em oito sessões presenciais tendo por suporte uma disciplina alocada no Classroom (GSUITE) de acordo com o seguinte formato: Duração Módulo 1 – 1 sessão presencial (3 horas); Módulo 2 – 2 sessões presenciais (2 x 3 horas); Módulo 3 – 4 sessões presenciais (4 X 3 horas); Módulo 4 – 1 sessão presencial (4 horas). Atividades – Intercalam a apresentação teórica de conteúdos com sugestões de leituras, vídeos, entre outros, e a realização de tarefas de caráter prático. Estas tarefas pressupõem a interação emfóruns, a exploração de recursos e do TwinSpace de treino, bem como a entrega de trabalhos. Trabalhos – Entregues e/ou registados em fóruns, no fim de cada módulo, num espaço específico da plataforma Moodle de acordo com os prazos estabelecidos no início do curso e divulgados nareferida plataforma. A conclusão do curso implica a obrigatoriedade de formalizar um projeto eTwinning, preferencialmente com uma escola estrangeira.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme o indicado no Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação continua. Realiza-se através do preenchimento de um questionário pelos formadores e pelos formandos. No final os formandos devem a apresentar o Relatório final.

Bibliografia

Tutoriais e vídeos disponibilizados em http://etwinning.mooc.dge.mec.pt Commission of the European Communities: Proposal for a Recommendation of the European Parliament and of the Council on key competencies for lifelong learning, Brussels, 10.11.2005. Crawley, C. e Gilleran, A. (Coord.) (2011). O livro de receitas eTwinning. Bruxelas: Serviço Central de Apoio eTwinning, European Schoolnet. Acedido em 20/09/2013 emhttp://files.eun.org/etwinning/cookbooks/PT_cookbook.pdf . Galvin, C. (2009). O eTwinning na sala de aula: uma mostra de boas práticas. Bruxelas: Serviço Central de Apoio eTwinning, European Schoolnet. Acedido em 20/09/2013.http://resources.eun.org/etwinning/80/PUBLICATION_eTwinning_in_the_classroom_EN.pdf . Gilleran, A. (2007). eTwinning – A New Path for European Schools. eLearning Papers, no.5. ISSN 1887-1542. Pedagogical Advisory Group (2006). Reflections on eTwinning: Pedagogical issues ineTwinning. Brussels. Bruxelas: eTwinning Central Support Service

Observações

A ação só será desenvolvida com um mínimo de 10 formandos. O início da ação está dependente do funcionamento da plataforma etwinning.

Formador

Carla Manuela Henriques Roque Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 09-10-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 16-10-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 23-10-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 30-10-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 06-11-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 13-11-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
8 20-11-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 02-10-2023
Fim: 20-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116685/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: A. E. Afonso de Paiva_Sala de Informática