235

As narrativas digitais em contexto educativo turma 07 I T2

Apresentação

Através das ferramentas digitais disponíveis, é possibilitada a implementação de diferentes estratégias que colocam o aluno no centro do processo, permitindo que a utilização das TIC se faça numalógica de produção, e não, de consumo da informação disponível na web. Ao longo do tempo, têm surgido diversas ferramentas capazes de animar estórias e personagens. Esses recursos permitemque estas estórias saltem do mundo imaginário para um mundo real, colorido e animado. No decorrer da formação, será possível definir ações estratégicas de ensino, promotoras de situações deaprendizagem significativa, que convoquem os quatro domínios de trabalho enunciados no documento Orientações Curriculares (Comunicar e Colaborar, bem como Criar e Inovar).

Destinatários

grupos 100, 110 e 120

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de grupos 100, 110 e 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de grupos 100, 110 e 120.

Objetivos

Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras; Promover boas práticas na planificação e produção de narrativas digitais; Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de narrativas digitais; Utilizar hardware de captação (imagem, áudio e vídeo); Operar um software de edição (imagem, áudio e vídeo).

Conteúdos

Módulo I – As narrativas digitais em contexto educativo (3 horas – presencial) As potencialidades das narrativas digitais em contexto educativo; O estudo da narrativa, a escrita da narrativa e a construção da narrativa digital; A importância dos cenários: organização estética, observativa e planos da câmara; Visualização de diferentes tipos de narrativas digitais; Som e imagem: a importância na narrativa digital; Storyboard / guião; Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações). Módulo II - Ferramentas de captação e de edição de imagem (4 horas – 2 horas síncronas +2 horas assíncronas) Formatos e suportes de imagem; Hardware e software de aquisição de imagem; Apresentação de ferramentas de edição de imagem; Exploração de ferramentas de edição de imagem. Módulo III - Ferramentas de captação e de edição de áudio (4 horas – 2 h síncronas + 2h assíncronas) Hardware e software de captura de som; Técnicas de captura de áudio; Utilização de camadas em composição multipista; Edição e transformação de pistas de áudio; Transições e efeitos de áudio; Edição de áudio; Formatos de exportação do projeto áudio para o ficheiro final. Módulo IV – Ferramentas de edição de vídeo (7 horas - 3 horas presencial + 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) Visualização de vídeos sobre a temática; Formatos e suportes de vídeo; Hardware e software de captura de vídeo; Noções sobre a captação de imagem e de áudio; Técnicas de composição de sequências com múltiplos planos; Transições e sequências de vídeo Técnicas de Render. Módulo V – Ferramentas para criar narrativas digitais (4horas –2 horas síncronas+2 horas assíncronas) O guião como elemento de apoio à produção de narrativas digitais; Apresentação e exploração de ferramentas de narrativas digitais; Integração dos vários elementos multimédia no projeto (peças de áudio e vídeo). Módulo VI – Projeto (3 horas presencial) Criação de uma narrativa digital; Apresentação e partilha do projeto.

Metodologias

Sessões Presenciais: A oficina irá decorrer na modalidade de b-Learning com sessões presenciais, síncronas e assíncronas, coma seguinte distribuição: 9h presenciais, 8h síncronas e 8h assíncronas. O formador irá recorrer a plataformas Moodle ede videoconferência para dinamizar as sessões. As sessões terão um caráter teórico-prático, tendo por basemetodologias maioritariamente ativas, recorrendo-se às seguintes técnicas pedagógicas: exposição, brainstorming,reflexão em grupo, seleção e análise das ideias. Incluirão ainda, e após demonstração dos diferentes sofwtares eferramentas, a sua testagem por parte dos formandos através da realização de tarefas. Na última sessão presencial,será realizada a apresentação dos projetos e respetiva discussão. Trabalho autónomo: 25h de trabalho autónomo para planificar atividades econstruir recursos, tendo em vista a sua aplicação com as crianças e os alunosem contexto educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões;experimentar em contexto educativo atividades planificadas; refletir sobre aaplicação prática e o interesse educativo da utilização das narrativas digitaisem contexto educativo. Irá existir uma grande ligação entre as sessõespresenciais, síncronas e o trabalho que é realizado autonomamente.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o“Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a elaboração de um trabalho finalindividual (em formato multimédia) por parte dos formandos. Excelente (de 9 a 10 valores) Muito Bom (de 8 a 8,9 valores) Bom (de 6,5 a 7,9 valores) Regular (de 5 a 6,4 valores) Insuficiente (de 1 a 4,9 valores) Os formandos serão avaliados com os seguintes critérios: Participação e contributos demonstrados ao longo das sessões: 40% Trabalho de aplicação de conteúdos: 60%

Bibliografia

Carvalho, A.A. (org.), (2020) Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação Ministério da Educação, Direcão- Geral da Educação, disponível emhttps://www.dge.mec.pt/noticias/aplicacoes-para-dispositivos-moveis-e-estrategias-inovadoras-na-educação. Martins, G. O., Gomes, C. A. S., Brocado, J. M. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L. A., Silva, L. M. U., Encarnação, M. M. G. A., Horta, M. J. V., Calçada, M. T. C. S., Nery, R. F. V, & Rodrigues, S. M. C. V.(2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. Freire, E. P. A. (2013). Conceito educativo de Podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias, 6 (1), 35-51. ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÁO, 1.º Ciclo do ENsino Básico, disponível em https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/oc_1_tic_1.pdf Podcast para Ensinar e Aprender em Contexto de Cristina Alexandra de Almeida Aguiar e Ana Amelia Amorim Carvalho

Anexo(s)

Observações

Distribuição de horas Nº de horas presenciais: 9 Nº de horas online síncrono: 8 Nº de horas online assíncrono: 8 Demonstração da existência de uma equipa técnico-pedagógica que assegure o manuseamento das ferramentas e procedimentos do formação a distância A formação será dinamizada por uma equipa de formadores acreditados na área das tecnologias na educação, detentores de vasta experiência em formação no regime a distância, bem como na configuração e manuseamento de sistemas de formação a distância. De igual modo, vários elementos da equipa de formadores estiveram envolvidos em iniciativas nacionais, tais como, o concurso “Conta-nos uma história!”, nomeadamente na dinamização de workshops com diferentes temáticas, entre outros. Demonstração da implementação de um Sistema de Gestão da Aprendizagem / Learning Management System adequado Será utilizada a plataforma moodle da Direção-Geral da Educação (DGE), para a disponibilização e partilha de recursos e para a realização de atividades por parte dos formandos. As ações de formação dinamizadas neste LMS têm o suporte de técnicos e especialistas da DGE. De igual modo, para as sessões síncronas, tirar-se-á partido da plataforma ZOOM, igualmente sob utilização deste organismo. Demonstração da avaliação presencial (permitida a avaliação em videoconferência) O registo de assiduidade nas sessões assíncronas será realizado na plataforma moodle. Nas sessões síncronas a assiduidade será comprovada pelo acesso e permanência nas salas zoom criadaspara o efeito. A avaliação será suportada pela submissão na plataforma moodle de um trabalho final. (acompanhado por declaração de autenticidade e legitimidade da autoria). Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefas Módulo I – As narrativas digitais em contexto educativo (3horas – presencial) Módulo II - Ferramentas de captação e de edição de imagem (4horas – 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) Módulo III- Ferramentas de captação e de edição de áudio Módulo IV – Ferramentas de edição de vídeo (7horas - 3 horas presencial + 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) Módulo V – Ferramentas para criar narrativas digitais (4 horas – 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) MóduloVI – Projeto (3 horas presencial)

A decisão sobre o local de desenvolvimento da ação está diretamente relacionado com o numero de docentes/formandos por Agrupamento de escolas.

Formador

Pedro Rafael Neto Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-05-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 10-05-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 10-05-2023 (Quarta-feira) 20:30 - 22:30 2:00 Online assíncrona
4 15-05-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
5 15-05-2023 (Segunda-feira) 20:30 - 22:30 2:00 Online assíncrona
6 17-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 22-05-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 22-05-2023 (Segunda-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online assíncrona
9 24-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
10 24-05-2023 (Quarta-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online assíncrona
11 31-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 08-05-2023
Fim: 31-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116774/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas da Sertã